Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que se refere à origem e ao desenvolvimento da área de Avaliação e Psicodiagnóstico em Psicologia, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: 

 

I – A Avaliação Psicológica e o Psicodiagnóstico circunscrevem um campo profissional e é necessário que o psicólogo se atenha às técnicas aplicadas e avaliadas, valorizando sua prática científica. 

 

II – Os principais autores na área confluem para a delimitação do campo da Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico como um processo científico qualificado, a ser realizado apenas pelo Psicólogo. 

 

III – Ainda são frequentes as críticas aos procedimentos em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, indicando que eles salientam aspectos de vulnerabilidade, como transtornos de personalidade e déficits cognitivos. 

 

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

 

Gabarito Letra D

 

No que se refere à origem e ao desenvolvimento da área de Avaliação e Psicodiagnóstico em Psicologia, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: 

 

– A Avaliação Psicológica e o Psicodiagnóstico circunscrevem um campo profissional e é necessário que o psicólogo se atenha às técnicas aplicadas e avaliadas, valorizando sua prática científica. 

Errado. A avaliação psicológica e o psicodiagnóstico não devem se restringir a uma racionalidade técnica e objetiva, e sim considerar o indivíduo como um todo, respeitando sua subjetividade.

 

II – Os principais autores na área confluem para a delimitação do campo da Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico como um processo científico qualificado, a ser realizado apenas pelo Psicólogo. 

Certo! Tanto a avaliação psicológica quanto o psicodiagnóstico são processos científicos, considerados como função privativa do psicólogo, sendo o psicodiagnóstico uma forma de avaliação psicológica realizada no contexto clínico.

 

III – Ainda são frequentes as críticas aos procedimentos em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, indicando que eles salientam aspectos de vulnerabilidade, como transtornos de personalidade e déficits cognitivos. 

Certo! Um diagnóstico psicológico feito de forma descuidada, que não considera o indivíduo como um todo e ressalta suas vulnerabilidades, pode ser uma fonte de estigma para o resto da vida do avaliado, e isso ainda hoje é motivo de críticas a esses processos.

“Finalmente, vale afirmar, pelo aqui exposto, que em Psicologia não se deve trabalhar com “meio diagnóstico”, ou seja, considerar apenas um aspecto do problema, avaliar apenas um campo da personalidade, sem levar em consideração o todo, os diversos aspectos que compõem o indivíduo. Verificar, por exemplo, a inteligência de uma pessoa utilizando-se apenas do teste de inteligência ou avaliar as condições de personalidade de um indivíduo utilizando-se apenas do teste de personalidade é trabalhar com um diagnóstico incompleto, insuficiente (“meio diagnóstico”). O diagnóstico psicológico deve ser sempre completo se quisermos a garantia de um resultado confiável. Devese entender como exame completo a combinação do exame clínico em todas as suas etapas (história clínica, história de vida, observação, exame psíquico) com os resultados dos testes psicológicos cognitivos e com os subsídios advindos das técnicas expressivas e projetivas. Dessa forma, o diagnóstico final é o resultado de um estudo da convergência desses dados. As eventuais divergências devem levar o psicólogo a considerar as várias explicações possíveis – como sumariamente descritas acima –, bem como a possibilidade da existência de falhas no processo ou de dados insuficientes que propiciam o surgimento de dúvidas e contradições. Nesses casos, muitas vezes, é necessário efetuar revisões nos exames feitos ou proceder a novos exames”

 

Assim, apenas II e III estão corretas.

Gabarito Letra D.

 

Fonte: https://satepsi.cfp.org.br/docs/anodaavaliacaopsicologica_prop8.pdf

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *