Em relação à avaliação psicológica, é CORRETO afirmar que é
- A) uma das práticas da Psicologia responsável por operacionalizar as teorias psicológicas em eventos observáveis com uso de instrumentos e técnicas científicas.
- B) a área da Psicologia responsável por produzir um conhecimento específico sobre o comportamento observado, de caráter definitivo e diagnóstico por meio de estratégias psicológicas.
- C) uma das etapas do psicodiagnóstico responsável pela aplicação de testes e instrumentos de caráter técnico-científico de coleta de dados.
- D) um processo padronizado que tem por objetivo chegar a uma determinação sustentada a respeito de uma ou mais questões psicológicas.
- E) uma atividade psicológica pontual, aplicada e técnico de produção de instrumentos confiáveis para uso do psicólogo.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) uma das práticas da Psicologia responsável por operacionalizar as teorias psicológicas em eventos observáveis com uso de instrumentos e técnicas científicas.
Gabarito Letra A
Em relação à avaliação psicológica, é CORRETO afirmar que é
a) uma das práticas da Psicologia responsável por operacionalizar as teorias psicológicas em eventos observáveis com uso de instrumentos e técnicas científicas.
Certo!
“A avaliação psicológica é geralmente entendida como uma área aplicada, técnica, de produção de instrumentos para o psicólogo, visão certamente simplista da área. A avaliação psicológica não é simplesmente uma área técnica produtora de ferramentas profissionais, mas sim a área da Psicologia responsável pela operacionalização das teorias psicológicas em eventos observáveis. Com isso, ela fomenta a observação sistemática de eventos psicológicos, abrindo os caminhos para a integração de teoria e prática. Ela permite que as teorias possam ser testadas, eventualmente aprimoradas, contribuindo para a evolução do conhecimento na Psicologia. Portanto, a avaliação na Psicologia é uma área fundamental de integração entre a ciência e a profissão. Disso decorre que o avanço da avaliação psicológica não é um avanço simplesmente da instrumentação, mas sobretudo das teorias explicativas do funcionamento psicológico.”
b) a área da Psicologia responsável por produzir um conhecimento específico sobre o comportamento observado, de caráter definitivo e diagnóstico por meio de estratégias psicológicas.
Errado. A avaliação psicológica não tem caráter definitivo.
c) uma das etapas do psicodiagnóstico responsável pela aplicação de testes e instrumentos de caráter técnico-científico de coleta de dados.
Errado. O psicodiagnóstico é uma forma de avaliação psicológica, ou seja, a avaliação psicológica é mais ampla que o psicodiagnóstico.
d) um processo padronizado que tem por objetivo chegar a uma determinação sustentada a respeito de uma ou mais questões psicológicas.
Errado. A avaliação psicológica não deve ser um processo padronizado, e seu objetivo não é chegar a uma determinação.
e) uma atividade psicológica pontual, aplicada e técnico de produção de instrumentos confiáveis para uso do psicólogo.
Errado. A avaliação psicológica se utiliza de instrumentos psicológicos confiáveis, não os produz.
Assim, nosso gabarito é Letra A.
Referência
Primi, R. (2003). Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. Avaliação Psicológica, 2, 67-77.
Deixe um comentário