Assinale a alternativa que indica corretamente o documento no qual o psicólogo deve fazer a análise do problema apresentado, destacar os aspectos relevantes e opinar a respeito, considerando os quesitos apontados com fundamento em referencial teórico-científico.
- A) Laudo
- B) Parecer
- C) Relatório
- D) Atestado
- E) Declaração
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Parecer
Assinale a alternativa que indica corretamente o documento no qual o psicólogo deve fazer a análise do problema apresentado, destacar os aspectos relevantes e opinar a respeito, considerando os quesitos apontados com fundamento em referencial teórico-científico.
A questão fala sobre um trecho da Resolução 7/2003:
"4.1. Conceito e finalidade do parecer
Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma 'questão-problema', visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.
4.2. Estrutura
O psicólogo parecerista deve fazer a análise do problema apresentado, destacando os aspectos relevantes e opinar a respeito, considerando os quesitos apontados e com fundamento em referencial teórico-científico."
Atualmente a Resolução citada está revogada. Portanto, para estudar, utilize a Resolução 006/2019. Veja o trecho sobre o Parecer:
"Art. 14 O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.
I - O parecer psicológico visa a dirimir dúvidas de uma questão-problema ou documento psicológico que estão interferindo na decisão do solicitante, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta.
II - A elaboração de parecer psicológico exige, da(o) psicóloga(o), conhecimento específico e competência no assunto.
III - O resultado do parecer psicológico pode ser indicativo ou conclusivo.
IV - O parecer psicológico não é um documento resultante do processo de avaliação psicológica ou de intervenção psicológica. (...)"
Agora, vamos analisar as alternativas.
a) Laudo
Veja o que a Resolução 006/2019 fala sobre Laudo:
"O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida."
Assertiva Falsa.
b) Parecer
Conforme vimos acima, essa é a alternativa correta.
Assertiva Correta.
c) Relatório
De acordo com a Res. 006/2019:
"O relatório psicológico consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa a comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico."
Assertiva Falsa.
d) Atestado
Veja a definição, com base na Resolução supracitada:
"Atestado psicólogo consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita."
Assertiva Falsa.
e) Declaração
Observe o que diz a Resolução:
"Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo as seguintes informações:
I - Comparecimento da pessoa atendida e seu acompanhante;
II - Acompanhamento psicológico realizado ou em realização;
III - Informações sobre tempo de acompanhamento, dias e horários.
§ 1º É vedado o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos na Declaração."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra B.
Deixe um comentário