Levando em conta os conceitos de Deffendi e Schelini (2016) sobre metacognição, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As experiências metacognitivas são experiências conscientes, cognitivas e afetivas.
( ) O conhecimento metacognitivo não contribui para o controle das condutas de resolução, permitindo ao sujeito reconhecer e representar as situações, sendo essa a função das estratégias cognitivas.
( ) O monitoramento cognitivo pode ser entendido pela interação de quatro classes de fenômenos: conhecimento metacognitivo, experiências metacognitivas, objetivos e ações ou estratégias.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) V – F – V.
- B) F – V – V.
- C) V – V – V.
- D) V – F – F.
- E) F – V – F.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V – F – V.
Levando em conta os conceitos de Deffendi e Schelini (2016) sobre metacognição, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As experiências metacognitivas são experiências conscientes, cognitivas e afetivas.
Afirmativa coerente com o artigo de Deffendi e Schelini:
"As experiências metacognitivas, por sua vez, são experiências conscientes, cognitivas e afetivas (Flavell, 1981). A sua principal função é a de informar o sujeito sobre o ponto em que ele se encontra na atividade, as suas principais dificuldades e o tipo de progresso que ele já fez ou que tem a possibilidade de fazer"
Assertiva Correta.
( ) O conhecimento metacognitivo não contribui para o controle das condutas de resolução, permitindo ao sujeito reconhecer e representar as situações, sendo essa a função das estratégias cognitivas.
Deffendi e Schelini dizem que o conhecimento metacognitivo contribui para o controle das condutas de resolução. Veja:
"O conhecimento metacognitivo é definido como o conhecimento ou crença que o sujeito possui sobre si próprio, sobre os fatores da pessoa, da tarefa e da estratégia bem como sobre o modo como tais variáveis afetam o resultado dos procedimentos cognitivos.
Contribui para o controle das condutas de resolução, permitindo ao sujeito reconhecer e representar as situações, ter mais fácil acesso ao repertório das estratégias disponíveis e selecionar as suscetíveis de se poderem aplicar. Permite, também, avaliar os resultados finais e/ou intermédios e reforçar a estratégia escolhida ou alterá-la, em função das avaliações feitas (Ribeiro, 2003)."
Assertiva Falsa.
( ) O monitoramento cognitivo pode ser entendido pela interação de quatro classes de fenômenos: conhecimento metacognitivo, experiências metacognitivas, objetivos e ações ou estratégias.
Afirmativa coerente com o artigo:
"Em 1979, Flavell apresentou o Modelo de Monitoramento Cognitivo, sugerindo que o monitoramento cognitivo pode ser entendido pela interação de quatro classes de fenômenos: conhecimento metacognitivo, experiências metacognitivas, objetivos e ações ou estratégias."
A sequência ficou a seguinte: V F V. Encontramos isso na Letra A.
Deixe um comentário