A Avaliação Psicológica foi definida na Resolução CFP nº 09/2018 como “um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas”.
Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Decorre dessa definição que processos de Avaliação Psicológica devem incluir o uso de testes, sem os quais o rigor técnico-científico de tais processos é prejudicado.
( ) Decorre dessa definição que a entrevista e a observação são recursos pertinentes em processos de Avaliação Psicológica, enquanto dinâmicas de grupo não o são.
( ) Decorre dessa definição que a escolha dos métodos, técnicas e instrumentos para realizar processos de Avaliação Psicológica deve levar em conta o objetivo de tal avaliação.
( ) Decorre dessa definição que processos de Avaliação Psicológica abordam variados tipos de características psicológicas, assim como os contextos nos quais esses processos se apresentam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- A) F – F – V – V.
- B) V – V – V – F.
- C) V – V – F – V.
- D) V – F – V – F.
- E) F – V – F – V.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) F – F – V – V.
Acerca do relatório, como exemplo de documento resultante de uma Avaliação Psicológica, o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo (2003), destaca:
- “A finalidade do relatório psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição.”
- “Como todo DOCUMENTO, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo.”
Com base no exposto vamos a análise das proposições apresentadas:
Decorre dessa definição que processos de Avaliação Psicológica devem incluir o uso de testes, sem os quais o rigor técnico-científico de tais processos é prejudicado.
Proposição FALSA. Note que o trabalho de um psicólogo é subsidiado por um instrumental técnico que não se resume apenas a testes psicológicos, portanto, é INCORRETO o que traz a afirmativa.
Decorre dessa definição que a entrevista e a observação são recursos pertinentes em processos de Avaliação Psicológica, enquanto dinâmicas de grupo não o são.
Proposição FALSA. Além de testes psicológicos, dinâmicas também são mencionadas no instrumental técnico recomendado ao psicólogo, sendo assim, é IMPROCEDENTE o que destaca a afirmativa.
Decorre dessa definição que a escolha dos métodos, técnicas e instrumentos para realizar processos de Avaliação Psicológica deve levar em conta o objetivo de tal avaliação.
Proposição VERDADEIRA. Segundo a Resolução 007/2003 do Conselho Federal de Psicologia:
“A avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos”
Decorre dessa definição que processos de Avaliação Psicológica abordam variados tipos de características psicológicas, assim como os contextos nos quais esses processos se apresentam.
Proposição VERDADEIRA. O processo de Avaliação Psicológica é dinâmico, científico e temporal. Segundo Nascimento & Resende, 2014, p. 4:
“...nas diversas situações de avaliação, especialmente nas clínicas, não devemos trabalhar de forma rígida, de modo que todas as avaliações sigam um mesmo procedimento. A avaliação psicológica não deve ser nunca realizada de forma mecânica, mas sempre levar em conta o caso individual que estamos avaliando, bem como o meio cultural em que está inserido. Esta proposta não implica que não existem critérios científicos para o trabalho.”
Com base na análise realizada, ratificamos que a sequência correta, de cima para baixo, será F – F – V – V, portanto, LETRA “A”.
_______________
Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf Acesso em 25 de Abril de 2019
Nascimento, R. S. G. F., & Resende, A. C. (2014). Proposta para uma Avaliação Psicológica Fundamentada na Experiência. Revista online IPOG. Disponível em: https://www.ipog.edu.br/download-arquivo-site.sp?arquivo=proposta-para-uma-avaliacao-psicologica-fundamentada-na-experiencia-5181952.pdf
Deixe um comentário