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Em relação às condutas a serem assumidas nas diferentes etapas da avaliação psicológica, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

 

I. Ao selecionar um teste ou escala, o psicólogo deverá considerar a idade, sexo, nível de escolaridade, nível socioeconômico, origem (urbana ou rural), condições físicas gerais, nacionalidade e necessidade de equipamentos especiais para aplicação dos instrumentos.

 

II. No processo de administração de testes ou escalas, o psicólogo deverá prestar informações aos indivíduos envolvidos quanto à natureza e ao objetivo da avaliação e dos instrumentos a serem empregados, obtendo, por escrito, o seu consentimento livre e esclarecido para participar do processo de avaliação psicológica.

 

III. É vedado ao psicólogo reproduzir o material de teste em forma de fotocópias ou em outras formas que não sejam as originais do teste.

 

IV. No processo de correção e interpretação dos resultados colhidos na avaliação psicológica, cabe ao psicólogo avaliar não só quantitativamente os comportamentos e respostas do sujeito como também qualitativamente, integrando esses dados com as observações realizadas durante as entrevistas ou aplicações dos instrumentos.

 

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Resposta:

A alternativa correta é letra E) I, II, III e IV.

Gabarito Letra E

 

Em relação às condutas a serem assumidas nas diferentes etapas da avaliação psicológica, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

 

I. Ao selecionar um teste ou escala, o psicólogo deverá considerar a idade, sexo, nível de escolaridade, nível socioeconômico, origem (urbana ou rural), condições físicas gerais, nacionalidade e necessidade de equipamentos especiais para aplicação dos instrumentos.

Certo! É importante que as características do avaliando sejam consideradas para que a avaliação seja feita de forma adequada. Veja tudo que o psicólogo deve fazer ao selecionar um teste ou escala:

“- Definir os atributos e características a serem avaliados, investigando na literatura especializada os melhores instrumentos disponíveis para cada objetivo desejado.

- Avaliar as características psicométricas dos instrumentos a serem utilizados, tais como: sensibilidade, validade, precisão e existência de normas específicas e atualizadas para a população brasileira.

- Considerar a idade, sexo, nível de escolaridade, nível socioeconômico, origem (rural ou urbana), condições físicas gerais, presença de deficiências físicas, nacionalidade e necessidade de equipamentos especiais para aplicação dos instrumentos.

- Verificar se os manuais dos testes e/ou escalas possuem informações necessárias para aplicação, correção e interpretação dos resultados dos testes.

- Solicitar a ajuda de outro psicólogo para esta atividade, caso não possua algumas das informações acima”

 

II. No processo de administração de testes ou escalas, o psicólogo deverá prestar informações aos indivíduos envolvidos quanto à natureza e ao objetivo da avaliação e dos instrumentos a serem empregados, obtendo, por escrito, o seu consentimento livre e esclarecido para participar do processo de avaliação psicológica.

Certo! É fundamental que o avaliando esteja ciente do processo e concorde com ele.

“No processo de administração de testes ou escalas, o psicólogo deverá:

 - Prestar informações aos indivíduos envolvidos quanto à natureza e ao objetivo da avaliação e dos instrumentos a serem empregados, obtendo, por escrito o seu consentimento livre e esclarecido para participar no processo de avaliação psicológica. No caso de menores ou pessoas em situação de vulnerabilidade, este consentimento deverá ser obtido por meio de seus responsáveis.

- Verificar se o ambiente no qual será realizada a avaliação possui as condições físicas adequadas em termos de espaço, ventilação, mobiliário, qualidade de silêncio, a fim de assegurar o melhor desempenho dos indivíduos envolvidos.

 - Organizar o material que irá utilizar antes de iniciar uma aplicação, verificando as especificidades de cada tipo de teste envolvido, como mesas especiais, gravadores, etc.

- Motivar os indivíduos para realizar a tarefa, tendo, entretanto, o cuidado para não interferir no desempenho do teste.

- Desenvolver um relacionamento de confiança (rapport), visto como essencial no processo de aplicação de instrumentos psicológicos em forma individual.

- Atentar para os comportamentos dos indivíduos na situação de avaliação, observando a forma de resposta e o envolvimento na situação de avaliação, considerando que estas são variáveis influenciáveis no desempenho nos instrumentos utilizados.

- Seguir rigorosamente as instruções, os exemplos, o tempo e outras orientações que se encontrem no manual ou no próprio caderno do teste ou escala, evitando quaisquer improvisações que possam comprometer a validade dos instrumentos utilizados.

- Evitar ausentar-se da sala onde está realizando a avaliação, ou realizar quaisquer outros comportamentos que o possam desviar do processo de avaliação, tais como: conversar com outras pessoas, atender ao telefone, etc.

- Responsabilizar-se pela qualidade da aplicação dos testes e escalas psicológicas, sendo esta condição essencial para a obtenção de um resultado fidedigno.”

 

III. É vedado ao psicólogo reproduzir o material de teste em forma de fotocópias ou em outras formas que não sejam as originais do teste.

Certo!

É vedado ao psicólogo:

- Reproduzir material de teste em forma de fotocópias ou em outras formas que não sejam as originais do teste.

- Realizar avaliações psicológicas em situações nas quais não ocorra uma relação interpessoal, por exemplo, correios, telefone ou internet. De acordo com as orientações do CFP, os inventários administrados via internet somente poderão ser utilizados com finalidades de pesquisa, respeitando-se as normas específicas para esta situação, como a ser apresentado posteriormente.

- Efetivar gravações de sessões de avaliação psicológica sem o consentimento do(s) indivíduo(s) envolvido(s).

- Realizar atividades de avaliação psicológica que interfiram no trabalho de outro colega.

- Utilizar material informatizado como substituição total da presença do psicólogo no processo de avaliação.”

 

IV. No processo de correção e interpretação dos resultados colhidos na avaliação psicológica, cabe ao psicólogo avaliar não só quantitativamente os comportamentos e respostas do sujeito como também qualitativamente, integrando esses dados com as observações realizadas durante as entrevistas ou aplicações dos instrumentos.

Certo! É preciso que os dados colhidos através de testes sejam integrados com a história clínica e pessoal do indivíduo avaliado.

“No processo de correção e interpretação dos resultados colhidos na avaliação psicológica, cabe ao psicólogo:

- Corrigir os instrumentos utilizados, seguindo os critérios e as tabelas apropriadas para cada finalidade.

- Avaliar não só quantitativamente os comportamentos e respostas do sujeito, como também qualitativamente, integrando esses dados com as observações realizadas durante as entrevistas ou aplicação dos instrumentos.

- Interpretar os resultados obtidos de forma dinâmica, considerando-os como uma estimativa de desempenho do(s) indivíduo(s) sob um dado conjunto de circunstâncias.

- Considerar na interpretação dos resultados dos testes e escalas a atualidade das normas nas tabelas apresentadas, assim como a finalidade de sua avaliação.

Utilizar a análise computadorizada dos resultados, caso assim preferir, somente como um apoio e nunca em total substituição às informações colhidas pelo psicólogo.

- Arquivar os dados coletados, de forma confidencial, por um período mínimo de cinco anos, seguindo as normas estabelecidas no nosso código de ética.”

 

Assim, I, II, III e IV estão corretas.

Gabarito Letra E.

 

Referência

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão. Brasília: CFP, 2010.

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