Na avaliação psicométrica, diz(em) respeito à fidedignidade o(a)
- A) integração de resultados.
- B) precisão e a exatidão.
- C) plano de avaliação.
- D) fechamento da avaliação.
- E) validade relacionada a conteúdo.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) precisão e a exatidão.
Gabarito Letra B
Na avaliação psicométrica, diz(em) respeito à fidedignidade o(a)
a) integração de resultados.
b) precisão e a exatidão.
c) plano de avaliação.
d) fechamento da avaliação.
e) validade relacionada a conteúdo.
Dois conceitos são fundamentais na psicometria: a validade, que avalia se um teste de fato mede o que se propõe a medir, e a fidedignidade, que avalia a consistência dos dados, e também é chamada precisão ou exatidão. Um teste é fidedigno se for exposto a repetidas mensurações e os resultados forem sempre os mesmos.
“Na psicologia e em outras áreas de ciências do comportamento, é usual a construção de escalas para medir variáveis, conceitos ou constructos teóricos não diretamente observáveis, como, por exemplo, inteligência, depressão, traços de personalidade, etc. O objetivo, ao construir essas escalas, é que essas medidas sejam o mais precisas possível e que meçam realmente o que se estava querendo medir. Esses dois conceitos dizem respeito à fidedignidade (precisão, exatidão) e à validade das escalas de medidas, respectivamente, e é o que abordaremos nesta seção. Para tornar claros esses conceitos, costumamos dar o seguinte exemplo: para medir o comprimento de uma mesa, podemos fazê-lo de várias formas: uma maneira seria utilizar uma régua, a outra seria utilizar nosso palmo sabendo que ele tem aproximadamente 20 cm, digamos. As duas maneiras para medir o comprimento da mesa são válidas para medir comprimento, no entanto, uma é mais precisa, mais fidedigna do que a outra, isto é, a régua é mais precisa do que o palmo.”
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007
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