Com relação à regulamentação da avaliação psicológica para concursos públicos, em relação à devolutiva dos resultados da avaliação é correto afirmar que:
- A) Devolutiva e recurso devem ser respondidos unicamente com um laudo.
- B) Na devolutiva, assim como na resposta ao recurso, a responsabilidade em ambos os casos é do psicólogo contratado.
- C) Na entrevista devolutiva deve ser dado acesso ao laudo, ao(s) teste(s) e à folha(s) de resposta(s) do(s) exame(s), conforme o caso.
- D) Candidatos que residem em outro Estado não podem nomear procuradores ou contratar psicólogos para representá-los na entrevista devolutiva.
- E) Para a entrevista de devolução não será admitida a remoção dos testes do candidato do seu local de arquivamento público, entretanto para a apresentação do recurso os testes deverão ser apresentados.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Candidatos que residem em outro Estado não podem nomear procuradores ou contratar psicólogos para representá-los na entrevista devolutiva.
Gabarito Letra D
Com relação à regulamentação da avaliação psicológica para concursos públicos, em relação à devolutiva dos resultados da avaliação é correto afirmar que:
Antes, vamos relembrar as orientações que a Cartilha de Avaliação psicológica dá sobre a devolutiva dos resultados da avaliação psicológica para concursos:
“Como deve ser feita a devolução de resultados de avaliação psicológica em concurso público? Na entrevista devolutiva, deve ser dado acesso ao laudo e à folha de resposta do exame, conforme o caso. De fato, o Art. 8º da Resolução CFP nº 001/2002 afirma que, tanto para a entrevista de devolução quanto para a apresentação do recurso, não será admitida a remoção dos testes do candidato do seu local de arquivamento público, devendo o psicólogo contratado fazer seu trabalho na presença de um psicólogo da comissão examinadora, salvo determinação judicial. O trabalho do psicólogo deverá, ademais, ser sempre baseado no Código de Ética Profissional do Psicólogo, respeitando a Lei nº 4.119, de 27/08/1962, que dá a esse profissional a função privativa de usar métodos e técnicas psicológicas.
Além disso, candidatos que residem em outro estado não podem nomear procuradores ou contratar psicólogos para representá-los na entrevista devolutiva.”
a) Devolutiva e recurso devem ser respondidos unicamente com um laudo.
Errado. O laudo é um documento decorrente da avaliação psicológica. O recurso é uma contestação de um resultado, não é decorrente da avaliação.
b) Na devolutiva, assim como na resposta ao recurso, a responsabilidade em ambos os casos é do psicólogo contratado.
Errado. Os profissionais que efetuaram avaliações psicológicas no certame não poderão participar do julgamento de recursos.
,
c) Na entrevista devolutiva deve ser dado acesso ao laudo, ao(s) teste(s) e à folha(s) de resposta(s) do(s) exame(s), conforme o caso.
Errado. Na entrevista devolutiva, deve ser dado acesso ao laudo e à folha de resposta do exame, não aos testes.
d) Candidatos que residem em outro Estado não podem nomear procuradores ou contratar psicólogos para representá-los na entrevista devolutiva.
Certo!
e) Para a entrevista de devolução não será admitida a remoção dos testes do candidato do seu local de arquivamento público, entretanto para a apresentação do recurso os testes deverão ser apresentados.
Errado. Em nenhuma situação é admitido a remoção dos arquivos.
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf
Deixe um comentário