Os psicólogos, ao produzirem documentos escritos, NÃO devem:
- A) Fazer uso de instrumentos exclusivamente técnicos, como entrevistas, testes, observações e dinâmicas de grupo para a coleta de dados.
- B) Escolher instrumentos técnicos com condições mínimas requeridas de qualidade e uso.
- C) Utilizar linguagem clara e registrar toda gama de informações que tiver obtido de forma a elaborar o documento do modo mais completo possível.
- D) Rubricar todas as laudas, desde a primeira até a penúltima, assinando a última.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Utilizar linguagem clara e registrar toda gama de informações que tiver obtido de forma a elaborar o documento do modo mais completo possível.
Os psicólogos, ao produzirem documentos escritos, NÃO devem:
Essa questão está baseada no seguinte texto da Resolução CFP 007/2003 (atualmente foi revogada pela Resolução 006/2019):
"Os psicólogos, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais técnicos (entrevistas, testes, observações, dinâmicas de grupo, escuta, intervenções verbais) que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa ou grupo atendidos, bem como sobre outros materiais e grupo atendidos e sobre outros materiais e documentos produzidos anteriormente e pertinentes à matéria em questão. Esses instrumentais técnicos devem obedecer às condições mínimas requeridas de qualidade e de uso, devendo ser adequados ao que se propõem a investigar.
A linguagem nos documentos deve ser precisa, clara, inteligível e concisa, ou seja, deve-se restringir pontualmente às informações que se fizerem necessárias, recusando qualquer tipo de consideração que não tenha relação com a finalidade do documento específico.
Deve-se rubricar as laudas, desde a primeira até a penúltima, considerando que a última estará assinada, em toda e qualquer modalidade de documento."
Com isso, encontramos a alternativa falsa na Letra C.
a) Fazer uso de instrumentos exclusivamente técnicos, como entrevistas, testes, observações e dinâmicas de grupo para a coleta de dados.
b) Escolher instrumentos técnicos com condições mínimas requeridas de qualidade e uso.
c) Utilizar linguagem clara e registrar toda gama de informações que tiver obtido de forma a elaborar o documento do modo mais completo possível.
d) Rubricar todas as laudas, desde a primeira até a penúltima, assinando a última.
Deixe um comentário