Na elaboração de documentos, o psicólogo deve adotar técnicas da linguagem escrita e princípios éticos, técnicos e científicos da profissão, bem como conhecer os diferentes tipos de documentos.
A esse respeito, leia as afirmativas da segunda coluna e as correlacione com as da primeira coluna.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta, de cima para baixo.
- A) a(I), b(II), c(III), d(IV)
- B) a(II), b(I), c(IV), d(III)
- C) a(II), b(III), c(I), d(IV)
- D) a(IV), b(I), c(II), d(III)
Resposta:
A alternativa correta é letra B) a(II), b(I), c(IV), d(III)
Na elaboração de documentos, o psicólogo deve adotar técnicas da linguagem escrita e princípios éticos, técnicos e científicos da profissão, bem como conhecer os diferentes tipos de documentos.
ATENÇÃO:
- O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União dia 01/04/2019 a Resolução CFP nº 06/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Tal Resolução revoga as Resoluções CFP nº 15/1996 e 07/2003, além de substituir a Resolução CFP nº 04/2019;
- Considerando, porém, que a questão (de 2012) ainda se baseou na Resolução 07/2003, portanto, é com base neste material que procederemos a análise.
Segundo a Resolução 07/2003:
- Parecer: tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, por meio de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão. Constitui-se, portanto, como uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.
- Declaração: visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, como: comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário; acompanhamento psicológico do atendido; informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários).
- Atestado psicológico: é um documento expedido pelo psicólogo, que certifica uma determinada situação ou estado psicológico do paciente, e tem como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita, para, por exemplo, justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante.
- Relatório psicológico: tem como finalidade apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição.
Mediante os recortes textuais supracitados, segue associação correta entre documentos listados e definições apresentadas, acompanhe:
I. Declaração | (b) Visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, como: comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário; acompanhamento psicológico do atendido; informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários). |
II. Atestado psicológico | (a) É um documento expedido pelo psicólogo, que certifica uma determinada situação ou estado psicológico do paciente, e tem como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita, para, por exemplo, justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante. |
III. Relatório psicológico | (d) Tem como finalidade apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a |
IV. Parecer | (c) Tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, por meio de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão. Constitui-se, portanto, como uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto. |
Considerando a associação apresentada, ratifica-se que a alternativa que corresponde à sequência correta, de cima para baixo é “A(II), B(I), C(IV), D(III)”, portanto, LETRA “B”.
_______________
Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf Acesso em 08 de Janeiro de 2021.
Deixe um comentário