Sobre os documentos elaborados por psicólogos, decorrentes de avaliação psicológica, definindo-a como processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, é CORRETO afirmar que
- A) no laudo psicológico, a relevância dos aspectos históricos e sociais relacionados aos fenômenos psicológicos é relativa, pois a avaliação remete ao momento presente do indivíduo.
- B) a linguagem a ser utilizada nos documentos deve ser compatível com as expressões próprias da linguagem profissional independentemente do destinatário do documento.
- C) na avalição psicológica que deve ter como fundamento a neutralidade do psicólogo, a Resolução 07/2003 orienta que esse profissional recuse solicitações de avaliação e elaboração de documentos apenas em situações que fomentem preconceitos, entretanto, que atue com modelos institucionais e ideológicos de perpetuação da segregação aos diferentes modos de subjetivação, pois sua atuação é importante na produção de conhecimento.
- D) o psicólogo deve considerar as relações de poder relativas à emissão de documento. Para isso, o cuidado é necessário acerca da análise de riscos e compromissos inerentes aos documentos por ele emitidos.
- E) estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa avaliada ou grupos atendidos não são considerados fontes de informações para avaliação psicológica, não podendo embasar o conteúdo de um documento psicológico.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) o psicólogo deve considerar as relações de poder relativas à emissão de documento. Para isso, o cuidado é necessário acerca da análise de riscos e compromissos inerentes aos documentos por ele emitidos.
Gabarito Letra D
Sobre os documentos decorrentes da avaliação psicológica:
a) no laudo psicológico, a relevância dos aspectos históricos e sociais relacionados aos fenômenos psicológicos é relativa, pois a avaliação remete ao momento presente do indivíduo.
Errado. Os aspectos históricos e sociais são sempre relevantes e devem ser considerados no laudo psicológico.
b) a linguagem a ser utilizada nos documentos deve ser compatível com as expressões próprias da linguagem profissional independentemente do destinatário do documento.
Errado. Os termos utilizados devem ser compatíveis com as expressões próprias da linguagem profissional, mas deve ser considerado o destinatário do documento.
c) na avalição psicológica que deve ter como fundamento a neutralidade do psicólogo, a Resolução 07/2003 orienta que esse profissional recuse solicitações de avaliação e elaboração de documentos apenas em situações que fomentem preconceitos, entretanto, que atue com modelos institucionais e ideológicos de perpetuação da segregação aos diferentes modos de subjetivação, pois sua atuação é importante na produção de conhecimento.
Errado. A resolução 07/2003 apresenta como princípio ético:
“Torna-se imperativo a recusa, sob toda e qualquer condição, do uso dos instrumentos, técnicas psicológicas e da experiência profissional da Psicologia na sustentação de modelos institucionais e ideológicos de perpetuação da segregação aos diferentes modos de subjetivação. Sempre que o trabalho exigir, sugere-se uma intervenção sobre a própria demanda e a construção de um projeto de trabalho que aponte para a reformulação dos condicionantes que provoquem o sofrimento psíquico, a violação dos direitos humanos e a manutenção das estruturas de poder que sustentam condições de dominação e segregação.”
d) o psicólogo deve considerar as relações de poder relativas à emissão de documento. Para isso, o cuidado é
necessário acerca da análise de riscos e compromissos inerentes aos documentos por ele emitidos.
Certo! Essa é uma premissa do código de ética, que exige que o psicólogo sempre deve considerar as relações de poder nos contextos profissionais em que está inserido, isso inclui as situações de demanda de documentos.
e) estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa avaliada ou grupos atendidos não são considerados fontes de informações para avaliação psicológica, não podendo embasar o conteúdo de um documento psicológico.
Errado. Coleta de dados, estudos e interpretações são o embasamento dos documentos psicológicos.
Nosso gabarito é, então, Letra D.
Referência
Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf Acesso em 19 de agosto de 2019.
Deixe um comentário