Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre avaliações psicológicas com suas caracterizações e suas definições.
( ) A extensão da atividade de avaliação psicológica na prática profissional dos psicólogos não a nomeia como distinta, ou seja, não é possível referir-se a uma avaliação e pretender defini-la por sua finalidade, dado que essa atividade pressupõe a construção de um conhecimento.
( ) Procedimentos de avaliação psicológica destinados à seleção de profissionais para ocupação de cargos nas empresas, nos concursos públicos e na obtenção de carteira nacional de habilitação (CNH) são comumente nomeados de psicodiagnósticos.
( ) No psicodiagnóstico podem ser utilizadas técnicas diversas, de modo conjugado ou independente, uma vez que a pluralidade de informações é elemento importante no seu desfecho, como também no prognóstico decorrente do procedimento aplicado.
( ) Exames psicológicos na área do trânsito são comumente denominados de psicotécnicos, especialmente em razão da associação com o trabalho dos técnicos que realizavam tais exames antes da existência oficial da profissão de psicólogo no Brasil.
( ) A avaliação de fenômenos e processos psicológicos e a investigação de características dos padrões comportamentais humanos se respaldam, fundamentalmente, desde seus primórdios, no conceito de inconsciente, ou seja, daquilo que se busca explicitar mediante a investigação realizada.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
- A) V • F • V • V • F
- B) V • F • F • V • V
- C) F • V • F • V • F
- D) F • V • F • F • V
- E) F • F • V • F • V
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V • F • V • V • F
Gabarito Letra A
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre avaliações psicológicas com suas caracterizações e suas definições.
(V) A extensão da atividade de avaliação psicológica na prática profissional dos psicólogos não a nomeia como distinta, ou seja, não é possível referir-se a uma avaliação e pretender defini-la por sua finalidade, dado que essa atividade pressupõe a construção de um conhecimento.
Verdadeiro! A afirmativa foi retirada do livro “Avaliação psicológica: conceitos, métodos e instrumentos”, de Alchieri e Cruz, veja:
“Atualmente, a extensão da atividade da avaliação psicológica na prática profissional dos psicológos não a nomeia como distinta, ou seja, não é possível referir-se a uma avaliação, caracterizá-la e querer definí-la por sua finalidade (avaliação seletiva, avaliação psico-educacional, avaliação neuropsicológica, etc), dado que a atividade de avaliar pressupõe a construção de um conhecimento que será, nesse caso, sobre fenômenos psicológicos delimitados pelas condições teóricas, metodológicas e instrumentais do trabalho do psicólogo.”
(F) Procedimentos de avaliação psicológica destinados à seleção de profissionais para ocupação de cargos nas empresas, nos concursos públicos e na obtenção de carteira nacional de habilitação (CNH) são comumente nomeados de psicodiagnósticos.
Falso. O psicodiagnóstico é a avaliação psicológica realizada com objetivos clínicos. As entrevistas de seleção e de obtenção de CNH não são feitas com esses propósitos.
(V) No psicodiagnóstico podem ser utilizadas técnicas diversas, de modo conjugado ou independente, uma vez que a pluralidade de informações é elemento importante no seu desfecho, como também no prognóstico decorrente do procedimento aplicado.
Verdadeiro! Os instrumentos utilizados no psicodiagnóstico não são absolutos em si mesmos, e por isso é importante que a coleta de informações seja feita por diferentes instrumentos, para que seja possível cruzar os dados obtidos e alcançar resultados mais acurados.
(V) Exames psicológicos na área do trânsito são comumente denominados de psicotécnicos, especialmente em razão da associação com o trabalho dos técnicos que realizavam tais exames antes da existência oficial da profissão de psicólogo no Brasil.
Verdadeiro! O “psicotécnico” é como as pessoas se referem ao exame inicial para obtenção de carteira.
“O termo exame psicológico é comumente associado a procedimentos de avaliação psicológica utilizados para fins de seleção de profissionais nas empresas, concursos públicos e obtenção de carteira de motorista. Historicamente, para a maioria das pessoas (e também para os psicólogos), os exames psicológicos na área do trânsito são conhecidos como sinônimos de psicotécnicos, especialmente em razão da associação com o trabalho dos técnicos que realizavam esses exames, antes mesmo da profissão de psicólogo existir oficialmente no Brasil (Cabral & Nick, 1997; Hoffmann & Cruz, 2003).”
(F) A avaliação de fenômenos e processos psicológicos e a investigação de características dos padrões comportamentais humanos se respaldam, fundamentalmente, desde seus primórdios, no conceito de inconsciente, ou seja, daquilo que se busca explicitar mediante a investigação realizada.
Falso. A avaliação de fenômenos psicológicos é respaldada pelos pressupostos derivados da medida, e não pelo conceito de inconsciente.
“De uma forma ou de outra, a avaliação de fenômenos e processos psicológicos e a investigação de características dos padrões comportamentais humanos, encontra-se respaldada nos pressupostos derivados da medida. Medir apresenta-se como um correlato de identificação e caracterização de um determinado fenômeno psicológico. Como se sabe, o instrumento ou teste é uma forma objetivamente definida para a mensuração de determinadas características do comportamento humano, o que exige um processo cuidadoso de elaboração. Em pesquisa, a maneira como esta atividade é conduzida está intimamente vinculada à especificidade dos instrumentos utilizados (Muniz, 1996). Para que um teste psicológico seja considerado adequado ao uso, quer em situação de avaliação clínica ou mesmo em pesquisas, deve satisfazer certos critérios técnicos fundamentais na realização da avaliação”
Assim, a sequência correta é VFVVF
Gabarito Letra A
Fonte: Alchieri, João Carlos. Avaliação psicológica: conceitos, métodos e instrumentos. São Paulo: Casa do psicólogo, 2010.
Deixe um comentário