Sobre os conhecimentos de avaliação psicológica, assinale a alternativa CORRETA.
- A) Os resultados das avaliações psicológicas têm grande impacto para as pessoas, os grupos e a sociedade. Essa afirmativa está relacionada à dimensão técnica da avaliação psicológica.
- B) A elaboração de um contrato de prestação de serviços é dispensável, principalmente ao considerar que essa ação pode interferir no estabelecimento do vínculo profissional.
- C) São considerados passos essenciais para a realização de uma avaliação psicológica: levantamento dos objetivos; coleta de informações; integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais; indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados.
- D) A elaboração e a entrega de um documento com os resultados do processo de avaliação psicológica é facultativa.
- E) O acompanhamento acerca dos instrumentos considerados favoráveis para uso pelo CFP não é de responsabilidade do psicólogo, visto que a lista de instrumentos pode ser atualizada constantemente, sendo portanto inviável esse acompanhamento.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) São considerados passos essenciais para a realização de uma avaliação psicológica: levantamento dos objetivos; coleta de informações; integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais; indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados.
Sobre os conhecimentos de avaliação psicológica, assinale a alternativa CORRETA.
a) Os resultados das avaliações psicológicas têm grande impacto para as pessoas, os grupos e a sociedade. Essa afirmativa está relacionada à dimensão técnica da avaliação psicológica.
Isso mostra a importância das reflexões éticas sobre o impacto social que tem a avaliação psicológica. Portanto, não se trata apenas de uma dimensão técnica.
Assertiva Falsa.
b) A elaboração de um contrato de prestação de serviços é dispensável, principalmente ao considerar que essa ação pode interferir no estabelecimento do vínculo profissional.
Observe esse passos descritos por Cunha e veja que o contrato faz parte do processo:
"a) determinar motivos do encaminhamento, queixas e outros problemas iniciais;
b) levantar dados de natureza psicológica, social, médica, profissional e/ou escolar, etc. sobre o sujeito e pessoas significativas, solicitando eventualmente informações de fontes complementares;
c) colher dados sobre a história clínica e história pessoal, procurando reconhecer denominadores comuns com a situação atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico;
d) realizar o exame do estado mental do paciente (exame subjetivo), eventualmente complementado por outras fontes (exame objetivo);
e) levantar hipóteses iniciais e definir os objetivos do exame;
f) estabelecer um plano de avaliação;
g) estabelecer um contrato de trabalho com o sujeito ou responsável;
h) administrar testes e outros instrumentos psicológicos;i) levantar dados quantitativos e qualitativos;
j) selecionar, organizar e integrar todos os dados significativos para os objetivos do exame, conforme o nível de inferência previsto, com os dados da história e características das circunstâncias atuais de vida do examinando;
l) comunicar resultados (entrevista devolutiva, relatório, laudo, parecer e outros informes), propondo soluções, se for o caso, em benefício do examinando;m) encerrar o processo."
Assertiva Falsa.
c) São considerados passos essenciais para a realização de uma avaliação psicológica: levantamento dos objetivos; coleta de informações; integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais; indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados.
A alternativa está de acordo com os passos definidos em cartilha do CFP:
"• levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;
• coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;
• integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante dessas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;
• indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação."
Assertiva Correta.
d) A elaboração e a entrega de um documento com os resultados do processo de avaliação psicológica é facultativa.
Como vimos nos passos acima, a entrega do documento também faz parte do processo.
Assertiva Falsa.
e) O acompanhamento acerca dos instrumentos considerados favoráveis para uso pelo CFP não é de responsabilidade do psicólogo, visto que a lista de instrumentos pode ser atualizada constantemente, sendo portanto inviável esse acompanhamento.
É uma falta ética utilizar instrumentos com parecer desfavorável. Para acompanhar a lista de testes que podem ser utilizados, o Psicólogo pode utilizar o site do Satepsi.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra C.
Deixe um comentário