Sobre o psicodiagnóstico e os testes psicológicos, o que é INCORRETO afirmar?
- A) A necessidade de identificação dos retardos mentais e as problemáticas oriundas da área bélica, da educação e dos recursos humanos motivaram o desenvolvimento dos primeiros testes intelectuais, tendo como base a ideia de que elementos do psiquismo possam ser mensuráveis. Foi nesta época que o psicólogo francês Alfred Binet cunhou o termo idade mental, e o americano Terman a famosa noção de QI (coeficiente de inteligência), que provém da relação entre a “idade mental” e a “idade real” do sujeito testado.
- B) No psicodiagnóstico, supõe-se a existência de sintomas que são a expressão visível de uma “doença” invisível que afeta o psiquismo, e os instrumentos servem para desvelar os componentes desta doença do psiquismo.
- C) Os testes projetivos, exemplificados por instrumentos como exame de Rorschach e o Teste de Apercepção Temática, partem da hipótese de que a percepção é intermediada por elementos singulares a cada sujeito, sendo por estes modelada em maior ou menor grau.
- D) Na entrevista de anamnese e na entrevista psicológica aberta, o psicólogo dirige a entrevista tendo por finalidade a compilação de dados, utilizando o paciente como um mediador entre sua enfermidade e sua vida para fornecer seus dados. O psicólogo deve extrair informações objetivas do paciente, sem visar o estudo do comportamento do paciente no momento da entrevista.
- E) Na entrevista lúdica, o psicólogo aproxima-se do campo perceptivo do paciente através do seu brincar, a fim de construir hipóteses sobre a constituição psíquica do paciente.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Na entrevista de anamnese e na entrevista psicológica aberta, o psicólogo dirige a entrevista tendo por finalidade a compilação de dados, utilizando o paciente como um mediador entre sua enfermidade e sua vida para fornecer seus dados. O psicólogo deve extrair informações objetivas do paciente, sem visar o estudo do comportamento do paciente no momento da entrevista.
Sobre o psicodiagnóstico e os testes psicológicos, o que é INCORRETO afirmar?
A alternativa incorreta distorce o seguinte texto:
"Em segundo lugar, a entrevista não é uma anamnese. Esta implica uma compilação de dados preestabelecidos, de tal amplitude e detalhe, que permita obter uma síntese tanto da situação presente como da história de um indivíduo, de sua doença e de sua saúde. Embora uma boa anamnese se faça com base na utilização correta dos princípios que regem a entrevista, esta última é, sem dúvida, algo muito diferente.
Na anamnese a preocupação e a finalidade residem na compilação de dados, e o paciente fica reduzido a um mediador entre sua enfermidade, sua vida e seus dados, por um lado, e o médico por outro. Se o paciente não fornece informações, estas devem ser extraídas dele. Mas além dos dados que o médico previu como necessários, toda a contribuição do paciente é considerada como uma perturbação da anamnese, freqüentemente tolerada por cortesia, porém considerada como supérflua ou desnecessária. Não são poucas as ocasiões em que a anamnese é feita por razões estatísticas ou para cumprir obrigações regulamentares de uma instituição; nesses casos fica em mãos de pessoal auxiliar. Diferentemente da consulta e da anamnese, a entrevista psicológica objetiva o estudo e a utilização do comportamento total do indivíduo em todo o curso da relação estabelecida com o técnico, durante o tempo em que essa relação durar. Na prática médica é extremamente útil levar em conta e utilizar os conhecimentos da técnica da entrevista e tudo o que se refere à relação interpessoal."
Fonte: "Teoria e técnica na entrevista e nos grupos" (Bleger)
Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra D.
a) A necessidade de identificação dos retardos mentais e as problemáticas oriundas da área bélica, da educação e dos recursos humanos motivaram o desenvolvimento dos primeiros testes intelectuais, tendo como base a ideia de que elementos do psiquismo possam ser mensuráveis. Foi nesta época que o psicólogo francês Alfred Binet cunhou o termo idade mental, e o americano Terman a famosa noção de QI (coeficiente de inteligência), que provém da relação entre a “idade mental” e a “idade real” do sujeito testado.
b) No psicodiagnóstico, supõe-se a existência de sintomas que são a expressão visível de uma “doença” invisível que afeta o psiquismo, e os instrumentos servem para desvelar os componentes desta doença do psiquismo.
c) Os testes projetivos, exemplificados por instrumentos como exame de Rorschach e o Teste de Apercepção Temática, partem da hipótese de que a percepção é intermediada por elementos singulares a cada sujeito, sendo por estes modelada em maior ou menor grau.
d) Na entrevista de anamnese e na entrevista psicológica aberta, o psicólogo dirige a entrevista tendo por finalidade a compilação de dados, utilizando o paciente como um mediador entre sua enfermidade e sua vida para fornecer seus dados. O psicólogo deve extrair informações objetivas do paciente, sem visar o estudo do comportamento do paciente no momento da entrevista.
e) Na entrevista lúdica, o psicólogo aproxima-se do campo perceptivo do paciente através do seu brincar, a fim de construir hipóteses sobre a constituição psíquica do paciente.
Deixe um comentário