Marque a alternativa que corretamente indica as competências que um psicólogo deve ter para realizar uma avaliação psicológica:
I – Desconhecer o caráter processual da avaliação psicológica.
II – Ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, Psicopatologia e Psicometria.
III – Ter um breve conhecimento sobre os procedimentos de aplicação e interpretação do(s) instrumento(s) e técnicas utilizados na avaliação psicológica.
IV – Saber comunicar os resultados advindos da avaliação, por meio de entrevista devolutiva.
- A) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
- B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
- C) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
- D) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
- E) Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Gabarito: Letra D
Marque a alternativa que corretamente indica as competências que um psicólogo deve ter para realizar uma avaliação psicológica:
Vamos relembrar as competências que o CFP apresenta como necessárias para a avaliação psicológica:
“Em princípio, basta que o profissional seja psicólogo para que ele possa realizar avaliação Ppicológica. Entretanto, algumas competências específicas são importantes para que esse trabalho seja bem fundamentado e realizado com qualidade e de maneira apropriada:
¬ Ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, dentre os quais podemos destacar: desenvolvimento, inteligência, memória, atenção, emoção, etc, construtos esses avaliados por diferentes testes e em diferentes perspectivas teóricas;
¬ Ter domínio do campo da psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos;
¬ Possuir um referencial solidamente embasado nas teorias psicológicas (psicanálise, Psicologia analítica, fenomenologia, Psicologia sociohistórica, cognitiva, comportamental, etc.), de modo que a análise e interpretação dos instrumentos seja coerente com tais referenciais;
¬ Ter conhecimentos da área de psicometria, para poder julgar as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada um;
¬ Ter domínio dos procedimentos para aplicação, levantamento e interpretação do(s) instrumento(s) utilizados para a avaliação psicológica.”
I - Desconhecer o caráter processual da avaliação psicológica.
Errado. O psicólogo deve conhecer o caráter processual da avaliação.
II - Ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, Psicopatologia e Psicometria.
Certo!
III - Ter um breve conhecimento sobre os procedimentos de aplicação e interpretação do(s) instrumento(s) e técnicas utilizados na avaliação psicológica.
Errado. O conhecimento sobre os procedimentos deve ser aprofundado, e não breve.
IV - Saber comunicar os resultados advindos da avaliação, por meio de entrevista devolutiva.
Certo!
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha Avaliação Psicológica. 2013. Disponível em: <http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf>.
Deixe um comentário