A premissa que fundamenta toda a avaliação de inteligência é que temos acesso apenas às expressões do objeto de avaliação, geralmente de forma indireta, por isso os psicólogos, ao invés de se ancorarem na utilização dos testes psicológicos, devem aprender a olhar o que a criança sabe, o que ela tem, o que ela pode, o que ela gosta.
PORQUE
O psicólogo deve ser capaz de medir o que ele pretende através do que a criança sabe. O jogo de bolinha de gude é um exemplo: “uma criança que gosta de jogar bolinha de gude tem que ter coordenação viso-motora; orientação espacial; integrar noções de espaço, força, velocidade, tempo; sociabilidade, pois não joga sozinha; capacidade de concentração e atenção; noções de quantidade; saber ganhar e perder; aprender e memorizar as regras do jogo” (Moysés e Collares, 1997).
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
- A) as duas assertivas são falsas.
- B) a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
- C) a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
- D) as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
A premissa que fundamenta toda a avaliação de inteligência é que temos acesso apenas às expressões do objeto de avaliação, geralmente de forma indireta, por isso os psicólogos, ao invés de se ancorarem na utilização dos testes psicológicos, devem aprender a olhar o que a criança sabe, o que ela tem, o que ela pode, o que ela gosta.
PORQUE
O psicólogo deve ser capaz de medir o que ele pretende através do que a criança sabe. O jogo de bolinha de gude é um exemplo: “uma criança que gosta de jogar bolinha de gude tem que ter coordenação viso-motora; orientação espacial; integrar noções de espaço, força, velocidade, tempo; sociabilidade, pois não joga sozinha; capacidade de concentração e atenção; noções de quantidade; saber ganhar e perder; aprender e memorizar as regras do jogo” (Moysés e Collares, 1997).
Essas duas afirmativas acima fazem parte do seguinte trecho do artigo de Moysés e Collares:
"Para nós, a premissa que fundamenta toda a avaliação é que temos acesso apenas às expressões do objeto de avaliação, geralmente de forma indireta. Isto posto, é preciso aprender a olhar. Olhar o que a criança sabe, o que ela tem, o que ela pode, o que ela gosta. Não se propõe nenhuma tarefa previamente definida, não se pergunta se sabe fazer determinada coisa, mesmo que seja empinar pipa ou jogar bolinha de gude.
Pergunta-se o que ela sabe fazer. E, a partir daí, o profissional busca, nestas atividades, nas expressões que ela já adquiriu, o que subsidia e permite estas expressões. Ao invés de a criança se adequar ao que o profissional sabe perguntar, este é quem deverá se adequar às suas expressões, a seus valores, a seus gostos.
Uma criança que gosta de jogar bolinha de gude tem que ter coordenação viso-motora; orientação espacial; integrar noções de espaço, força, velocidade, tempo; sociabilidade, pois não joga sozinha; capacidade de concentração e atenção; noções de quantidade; saber ganhar e perder; aprender e memorizar as regras do jogo etc. Uma criança que fale ao telefone, tem que ter discriminação auditiva.
A criança que gosta de ler, além de obviamente saber ler, tem memória, concentração, discriminação visual, percepção espacial, lateralidade (o sentido da leitura pressupõe a lateralidade), tempo (o que vem antes e o que vem depois) etc. Para a criança que sabe andar de bicicleta, não podem existir dúvidas sobre sua coordenação motora, equilíbrio, ritmo, percepção espacial e temporal, esquema corporal, lateralidade.
Ainda, dominar as regras do jogo com bolinhas de gude não envolve apenas memorização de regras, mas a capacidade de abstração necessária para o entendimento de como se joga o jogo. (...)"
Com base nisso, é possível concluir que as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Encontramos a resposta na Letra D.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
a) as duas assertivas são falsas.
b) a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
c) a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
d) as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Deixe um comentário