Analise a relação abaixo, entre duas assertivas.
Na elaboração de laudos psicológicos, o psicólogo deve formatar suas avaliações em um documento que considere a natureza dinâmica e cristalizada do seu objeto de estudo.
PORQUE
Para a coleta e análise dos dados deverá ter por base os instrumentos técnicos e teóricos que se configuram como métodos, técnicas e referenciais psicológicos, legalizados pelo Conselho Federal de Psicologia.
Pode-se dizer que
- A) a segunda assertiva justifica a primeira.
- B) as duas assertivas estão erradas.
- C) a primeira assertiva está errada e a segunda, certa.
- D) a primeira assertiva está certa e a segunda, errada.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) a primeira assertiva está errada e a segunda, certa.
Analise a relação abaixo, entre duas assertivas.
Na elaboração de laudos psicológicos, o psicólogo deve formatar suas avaliações em um documento que considere a natureza dinâmica e cristalizada do seu objeto de estudo.
Análise da assertiva 1: o termo “cristalizada” não é compatível com a elaboração de laudos psicológicos, pois remete a uma análise estática do objeto de estudo, e o que é recomendado ao profissional de psicologia, é que a compreensão da investigação seja norteada por uma perspectiva dinâmica. Ratificando isto, acompanhe o que expressa a Resolução CFP N.º 006/2019 quanto a formulação de laudos psicológicos:
“Deve considerar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnicocientífico da profissional, fundamentado teórica e tecnicamente, bem como suas conclusões e recomendações, considerando a natureza dinâmica e não cristalizada do seu objeto de estudo.”
PORQUE
Para a coleta e análise dos dados deverá ter por base os instrumentos técnicos e teóricos que se configuram como métodos, técnicas e referenciais psicológicos, legalizados pelo Conselho Federal de Psicologia,
Análise da assertiva 2: Corroborando o que traz a afirmativa, confira o que traz a Resolução CFP N.º 006/2019:
“Na realização da Avaliação Psicológica, ao produzir documentos escritos, a(o) psicóloga(o) deve se basear no que dispõe o artigo 2.º da Resolução CFP n.º 09/2018, fundamentando sua decisão, obrigatoriamente, em métodos, técnicas e instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da(o) psicóloga(o) (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).”
Considerando os recortes textuais supracitados, ratifica-se que a primeira assertiva está errada e a segunda, certa, portanto, LETRA “C”.
_______________
Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 006/2019 _ Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em https://bit.ly/3ia3dLH Acesso em 24 de janeiro de 2021.
Deixe um comentário