As modalidades de documentos escritos da psicologia são: declaração, atestado, relatório e parecer. Assinale a alternativa correta em relação às características de cada um desses documentos.
- A) A declaração certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o atestado visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.
- B) A declaração visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.
- C) A declaração visa informar um diagnóstico psicológico baseado nos manuais de psiquiatria, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.
- D) A declaração visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico desde que em acompanhamento psiquiátrico para respaldar o psicólogo, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.
- E) A declaração visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica baseada estritamente em testes psicológicos e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A declaração visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.
É importante pontuar que essa questão utiliza os termos da Resolução 007/2003, que atualmente está revogada. Veja:
"1 - Declaração
1.1. Conceito e finalidade da declaração
É um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, com a finalidade de declarar:
- Comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário;
- Acompanhamento psicológico do atendido;
- Informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários).
Neste documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.
(...)
2 - Atestado Psicológico
2.1. Conceito e finalidade do atestado
É um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita, com fins de:
- Justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante;
- Justificar estar apto ou não para atividades específicas, após realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que subscreve esta Resolução;
- Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmação atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução CFP Nº 015/96.
(...)
3 - Relatório Psicológico
3.1. Conceito e finalidade do relatório ou laudo psicológico
O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Como todo DOCUMENTO, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo.
A finalidade do relatório psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição.
(...)
4 - Parecer
4.1. Conceito e finalidade do parecer
Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma 'questão-problema', visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto."
Contudo, a nova resolução (006/2019) utiliza termos parecidos, mas há diferenças: enquanto que, na resolução antiga, relatório e laudo eram vistos como sinônimos, isso não acontece na nova resolução. Veja:
Art. 9º - declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo as seguintes informações:
(...)
Art. 10 - Atestado psicólogo consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.
(...)
Art. 11 - O relatório psicológico consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa a comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico.
(...)
Art. 13 - O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.
(...)
Art. 14 - O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.
É importante pontuar que basta estudar a nova Resolução (006/2019).
Com isso, nota-se que a resposta está na Letra B.
a) A declaração certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o atestado visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.
b) A declaração visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.
c) A declaração visa informar um diagnóstico psicológico baseado nos manuais de psiquiatria, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.
d) A declaração visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico desde que em acompanhamento psiquiátrico para respaldar o psicólogo, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.
e) A declaração visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica baseada estritamente em testes psicológicos e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.
Deixe um comentário