São competências específicas fundamentais para que o psicólogo realize uma avaliação psicológica bem fundamentada, de qualidade e de maneira apropriada, EXCETO:
- A) ter conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, sobretudo dos construtos avaliados pelos diferentes testes.
- B) ter domínio do campo da psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnóstico.
- C) possuir sólido referencial teórico para sustentar a análise e interpretação dos instrumentos coerentemente.
- D) ter conhecimentos da área de psicometria, relacionado às questões de validade, precisão e normas dos testes.
- E) ter domínio dos procedimentos de aplicação e levantamento dos testes, delegando a outro profissional a interpretação dos dados.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) ter domínio dos procedimentos de aplicação e levantamento dos testes, delegando a outro profissional a interpretação dos dados.
Gabarito Letra E
São competências específicas fundamentais para que o psicólogo realize uma avaliação psicológica bem fundamentada, de qualidade e de maneira apropriada, EXCETO:
Antes, vamos relembrar as competências fundamentais que o CFP apresenta na Cartilha de Avaliação Psicológica:
“Que competências um psicólogo necessita para realizar avaliação psicológica? Em princípio, basta que o profissional seja psicólogo para que ele possa realizar avaliação Psicológica. Entretanto, algumas competências específicas são importantes para que esse trabalho seja bem fundamentado e realizado com qualidade e de maneira apropriada:
¬ Ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, dentre os quais podemos destacar: desenvolvimento, inteligência, memória, atenção, emoção, etc, construtos esses avaliados por diferentes testes e em diferentes perspectivas teóricas;
¬ Ter domínio do campo da psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos;
¬ Possuir um referencial solidamente embasado nas teorias psicológicas (psicanálise, Psicologia analítica, fenomenologia, Psicologia sociohistórica, cognitiva, comportamental, etc.), de modo que a análise e interpretação dos instrumentos seja coerente com tais referenciais;
¬ Ter conhecimentos da área de psicometria, para poder julgar as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada um;
¬ Ter domínio dos procedimentos para aplicação, levantamento e interpretação do(s) instrumento(s) utilizados para a avaliação psicológica.”
a) ter conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, sobretudo dos construtos avaliados pelos diferentes testes.
Certo. O conhecimento técnico é fundamental.
b) ter domínio do campo da psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnóstico.
Certo. É preciso conhecer as psicopatologias para poder identifica-las.
c) possuir sólido referencial teórico para sustentar a análise e interpretação dos instrumentos coerentemente.
Certo. Essa também é uma competência necessária.
d) ter conhecimentos da área de psicometria, relacionado às questões de validade, precisão e normas dos testes.
Certo. Essa também é uma competência necessária.
e) ter domínio dos procedimentos de aplicação e levantamento dos testes, delegando a outro profissional a interpretação dos dados.
Errado. O profissional deve ter domínio também da interpretação dos dados.
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf
Deixe um comentário