Em relação à produção de documentos decorrentes da Avaliação Psicológica, assinale a alternativa correta.
- A) É de fundamental importância que a redação seja bem estruturada, definida evitando interpretações errôneas de seu conteúdo. Ordenar as ideias e utilizar linguagem profissional é primordial para que seja compreensível por quem lê e garanta precisão na comunicação, com clareza, concisão e harmonia.
- B) Deve-se respeitar os princípios da equidade, integralidade e universalidade, oferecendo à população um trabalho de qualidade e uma boa imagem da profissão.
- C) É importante salientar a natureza definitiva do objeto de estudo. Dessa forma, as terminologias devem ser precisas e claras.
- D) Deve-se criar documentos com muitas informações, que corresponda ao que foi solicitado, a fim de fazer uma avaliação completa.
- E) Toda e qualquer comunicação por escrito deverá seguir as diretrizes da ABNT, e a não observância constitui falta ética disciplinar.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) É de fundamental importância que a redação seja bem estruturada, definida evitando interpretações errôneas de seu conteúdo. Ordenar as ideias e utilizar linguagem profissional é primordial para que seja compreensível por quem lê e garanta precisão na comunicação, com clareza, concisão e harmonia.
Em relação à produção de documentos decorrentes da Avaliação Psicológica, assinale a alternativa correta.
Essa questão pode ser respondida com o seguinte trecho do documento "Manual de Avaliação Psicológica" de Machado e Morona:
Atenção: essa questão e o documento supracitado estão baseados na Resolução 007/2003 que foi revogada pela Resolução 006/2019.
"6. A produção de documentos legais decorrentes da Avaliação Psicológica
Uma das maiores dúvidas os profissionais é a produção de documentos, não somente decorrentes da Avaliação Psicológica. De forma geral, podemos entender que um documento é uma peça legal, que representa uma verdade. Deve ser então, desta forma, entendido como uma prova legal realizada por um especialista, que fornece informações técnicas acerca de determinada questão. É então, uma comunicação técnico-científica de natureza oficial.
Em 2003, através da Resolução 07/2003, do CFP, é instituído o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo e decorrentes da Avaliação Psicológica frente à constante necessidade da apresentação de do cumentos, com objetivos diversos e procurando subsidiar o profissional na produção qualificada destes materiais. Assim, toda e qualquer comunicação por escrito deverá seguir as diretrizes escritas e a não observância constitui falta ética disciplinar. Esta resolução tem como principal objetivo orientar o profissional na confecção de documentos decorrentes das avaliações psicológicas e fornecer subsídios técnicos e éticos necessários para a elaboração qualificada da comunicação escrita.
Primeiramente, é de fundamental importância que a redação seja bem estruturada e definida, evitando interpretações errôneas de seu conteúdo. Ordenar as idéias e utilizar linguagem profissional é primordial para que seja compreensível por quem lê e garanta precisão na comunicação, com clareza, concisão e harmonia.
Deve-se respeitar os princípios éticos e técnicos, estando cientes de pontos básicos como os deveres em relação ao atendido, o sigilo profissional e as relações com a justiça, oferecendo à população um trabalho de qualidade e uma boa imagem da profissão.
É importante salientar a natureza dinâmica e não definitiva do objeto de estudo, apontando o caráter situacional e momentâneo da avaliação. Dessa forma, as terminologias devem ser precisas e claras, com conclusões baseadas apenas no que foi observado e nos instrumentais técnicos utilizadas.
Um grande erro de muitos profissionais é criar documentos com muitas informações que não correspondem ao que foi solicitado e que acabam por prejudicar o atendido. Assim, o que constará em um documento desta modalidade deverá ser única e exclusivamente o necessário para responder e atender o que foi perguntado."
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra A.
a) É de fundamental importância que a redação seja bem estruturada, definida evitando interpretações errôneas de seu conteúdo. Ordenar as ideias e utilizar linguagem profissional é primordial para que seja compreensível por quem lê e garanta precisão na comunicação, com clareza, concisão e harmonia.
b) Deve-se respeitar os princípios da equidade, integralidade e universalidade, oferecendo à população um trabalho de qualidade e uma boa imagem da profissão.
c) É importante salientar a natureza definitiva do objeto de estudo. Dessa forma, as terminologias devem ser precisas e claras.
d) Deve-se criar documentos com muitas informações, que corresponda ao que foi solicitado, a fim de fazer uma avaliação completa.
e) Toda e qualquer comunicação por escrito deverá seguir as diretrizes da ABNT, e a não observância constitui falta ética disciplinar.
Deixe um comentário