Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica (CFP, 2013).


Analise as seguintes informações sobre o processo de avaliação psicológica:


I – A testagem psicológica difere da avaliação psicológica porque a sua principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.


II – O credenciamento de psicólogo para realizar avaliação psicológica de candidatos à obtenção de porte de armas é feito pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia.


III – Uma das competências que o psicólogo precisa ter para realizar a avaliação psicológica é reconhecer o caráter processual da mesma.


IV – A entrevista devolutiva do processo de avaliação deve direcionar-se para os resultados dos instrumentos e técnicas utilizados.


V – Em relação à avaliação pericial, no âmbito do sistema prisional, o psicólogo poderá elaborar documentos a fim de subsidiar decisão judicial na execução de penas e medidas de segurança.


É CORRETO o que se afirma em:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) I, III, IV.

Gabarito Letra E

Analise as seguintes informações sobre o processo de avaliação psicológica:


– A testagem psicológica difere da avaliação psicológica porque a sua principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.

Certo. Apesar da redação da questão estar estranha, ela está dizendo que a testagem utiliza apenas os testes e a avaliação é mais abrangente, que é a diferença entre esses processos

“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.”


II – O credenciamento de psicólogo para realizar avaliação psicológica de candidatos à obtenção de porte de armas é feito pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia.

Errado. Esse credenciamento é feito pela polícia federal.


III – Uma das competências que o psicólogo precisa ter para realizar a avaliação psicológica é reconhecer o caráter processual da mesma.

Certo. Vamos relembrar as competências que o psicólogo precisa ter:

“Algumas competências específicas são importantes para que esse trabalho seja bem fundamentado e realizado com qualidade e de maneira apropriada:

• reconhecer o caráter processual da avaliação psicológica;

• conhecer a legislação referente à avaliação psicológica brasileira, dentre as quais as resoluções do CFP e o Código de Ética Profissional do Psicólogo;

• ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, dentre os quais podemos destacar: desenvolvimento, inteligência, memória, atenção, emoção, dentre outros, construtos avaliados por diferentes testes e em diferentes perspectivas teóricas;  

• ter domínio do campo da Psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos;

• ter conhecimentos de Psicometria, mais especificamente sobre as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada teste;

• ter domínio dos procedimentos para aplicação, levantamento e interpretação do(s) instrumento(s) e técnicas utilizados na avaliação psicológica, bem como ter condição de planejar a avaliação com maestria, adequando-a ao objetivo, público-alvo e contexto;

• elaborar documentos psicológicos decorrentes da avaliação psicológica;

• saber comunicar os resultados advindos da avaliação, por meio de entrevista devolutiva.”


IV - A entrevista devolutiva do processo de avaliação deve direcionar-se para os resultados dos instrumentos e técnicas utilizados.

Certo. Veja:

“Quanto à produção de pareceres, o psicólogo perito apresentará indicativos pertinentes à sua investigação que possam diretamente subsidiar a decisão da Administração Pública, de entidade de natureza privada ou de pessoa natural na solicitação realizada, reconhecendo os limites legais de sua atuação profissional. Já a entrevista devolutiva do processo de avaliação deve direcionar-se para os resultados dos instrumentos e técnicas utilizados”


V – Em relação à avaliação pericial, no âmbito do sistema prisional, o psicólogo poderá elaborar documentos a fim de subsidiar decisão judicial na execução de penas e medidas de segurança.

Errado. O psicólogo não pode participar de atividades que envolvam práticas de caráter punitivo, e consequentemente não pode elaborar documentos a fim de subsidiar decisão judicial na execução de penas e medidas de segurança

 

Assim, apenas I, III e IV estão corretas.

Gabarito Letra E

  

Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *