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É correto afirmar que, para o psicoterapeuta, em particular, a entrevista clínica

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) mesmo que se trate de um instrumento menos estruturado que os testes, seus resultados são valiosos.

 

É correto afirmar que, para o psicoterapeuta, em particular, a entrevista clínica

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"OLLENDICK & HER5EN (1984) acham que a entrevista é especialmente útil na clínica, por ser um veículo usado continuamente para monitorar o progresso do tratamento e obter feedback para reformulações. Dizem, ainda, ser um instrumento muito flexível - permite obter dados muito am­plos e também muito específicos, o que aumenta a confiabilidade de ambos -. Além disso, lembram que, para muitas pessoas, é mais fácil expressar-se falando, sem contar sua aplicabilidade aos analfabetos. E, por último, lembram que, enquanto se entrevista, também se observa.

(...)

A entrevista clínica inicial (E.C.I.)

 

A primeira entrevista é crucial na formação de primeiras impressões pelo cliente (LAZARUS, 1979). Estas impressões referem-se não apenas ao psicólogo, mas abrangem, tam­ bém, a psicoterapia em geral e a instituição na qual se reali­za o atendimento.

(...)

Os objetivos da E.C.I:

 

Entende-se que, no decorrer de um processo terapêutico, o psicólogo, geralmente, utiliza-se da entrevista para alcan­ çar três objetivos: interacionais, de coleta de dados, e de intervenção. Aseguir, serão descritos, rapidamente, como se apresentam tais objetivos na E.C.I..

 

Objetivos interacionais - durante a entrevista é impor­ tante que se desenvolva uma relação de confiança mútua entre as partes, a qual possibilite ao cliente:

 

- sentir-se confortável na situação;

- não sentir constrangimentos em se expor ao terapeuta;

- sentir-se motivado para continuar o tratamento.

 

Esta relação de confiança já deve ocorrer na entrevista inicial, inclusive na de triagem psicológica.

 

Objetivos de coleta de dados - a entrevista clínica pode ser estruturada de forma a maximizar a obtenção de informações, sem que isso prejudique seus aspectos interacionais. Contudo, num processo terapêutico, a ênfase em coleta de dados pode variar em diferentes momentos do tratamento. Por motivos óbvios, geralmente, a ênfase maior está nas primeiras sessões nas quais se procura a formulação de um diagnóstico preliminar.

 

Considera-se, pois, que na entrevista clínica inicial se deva procurar a obtenção de dados, desde que isto não ocorra em prejuízo da interação. Os dados devem ser, principalmente, os pessoais e aqueles que indiquem e especifiquem o motivo da procura do tratamento, ou da queixa. Estes dados prelimi­ nares são gerais, podendo ser mais detalhados, dependendo da disponibilidade do cliente e da habilidade do terapeuta. Num programa de ensino, entende-se que um maior detalhamento, desde que pertinente, só beneficiará tanto o aprendizado do aluno quanto o atendimento ao cliente.

 

Objetivos de intervenção - considera-se que, em qual­ quer entrevista clínica, possa ocorrer a intervenção, ou seja, modificações no comportamento do cliente em função de procedimentos adotados na entrevista. Contudo, geralmen­ te, é difícil que a ênfase da primeira sessão possa ser em intervenção de forma sistemática, uma vez que isto pressupõe o estabelecimento de uma interação de qualidade entre cliente e terapeuta, e que este último tenha posse de dados consistentes sobre o primeiro, o que é muito difícil na pri­ meira entrevista. Dessa forma, considera-se que a intervenção possa ocorrer numa entrevista inicial, porém sem que se constitua em um objetivo obrigatório."

 

Fonte: "Psicologia Clínica Comportamental" (Silvares)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  tem como única finalidade a coleta dos dados sobre as áreas de vida do cliente.


b)  não cumpre simultaneamente a função de coletar dados e a de estabelecer uma relação de confiança entre cliente e terapeuta.


c)  mesmo que se trate de um instrumento menos estruturado que os testes, seus resultados são valiosos.


d)  deve ser utilizada somente como instrumento de avaliação, e por isso, jamais deve ser usada para esclarecer dúvidas sobre os resultados dos testes.


e)  precisa ter uma estrutura inflexível.

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