É correto afirmar que, para o psicoterapeuta, em particular, a entrevista clínica
- A) tem como única finalidade a coleta dos dados sobre as áreas de vida do cliente.
- B) não cumpre simultaneamente a função de coletar dados e a de estabelecer uma relação de confiança entre cliente e terapeuta.
- C) mesmo que se trate de um instrumento menos estruturado que os testes, seus resultados são valiosos.
- D) deve ser utilizada somente como instrumento de avaliação, e por isso, jamais deve ser usada para esclarecer dúvidas sobre os resultados dos testes.
- E) precisa ter uma estrutura inflexível.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) mesmo que se trate de um instrumento menos estruturado que os testes, seus resultados são valiosos.
É correto afirmar que, para o psicoterapeuta, em particular, a entrevista clínica
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"OLLENDICK & HER5EN (1984) acham que a entrevista é especialmente útil na clínica, por ser um veículo usado continuamente para monitorar o progresso do tratamento e obter feedback para reformulações. Dizem, ainda, ser um instrumento muito flexível - permite obter dados muito amplos e também muito específicos, o que aumenta a confiabilidade de ambos -. Além disso, lembram que, para muitas pessoas, é mais fácil expressar-se falando, sem contar sua aplicabilidade aos analfabetos. E, por último, lembram que, enquanto se entrevista, também se observa.
(...)
A entrevista clínica inicial (E.C.I.)
A primeira entrevista é crucial na formação de primeiras impressões pelo cliente (LAZARUS, 1979). Estas impressões referem-se não apenas ao psicólogo, mas abrangem, tam bém, a psicoterapia em geral e a instituição na qual se realiza o atendimento.
(...)
Os objetivos da E.C.I:
Entende-se que, no decorrer de um processo terapêutico, o psicólogo, geralmente, utiliza-se da entrevista para alcan çar três objetivos: interacionais, de coleta de dados, e de intervenção. Aseguir, serão descritos, rapidamente, como se apresentam tais objetivos na E.C.I..
Objetivos interacionais - durante a entrevista é impor tante que se desenvolva uma relação de confiança mútua entre as partes, a qual possibilite ao cliente:
- sentir-se confortável na situação;
- não sentir constrangimentos em se expor ao terapeuta;
- sentir-se motivado para continuar o tratamento.
Esta relação de confiança já deve ocorrer na entrevista inicial, inclusive na de triagem psicológica.
Objetivos de coleta de dados - a entrevista clínica pode ser estruturada de forma a maximizar a obtenção de informações, sem que isso prejudique seus aspectos interacionais. Contudo, num processo terapêutico, a ênfase em coleta de dados pode variar em diferentes momentos do tratamento. Por motivos óbvios, geralmente, a ênfase maior está nas primeiras sessões nas quais se procura a formulação de um diagnóstico preliminar.
Considera-se, pois, que na entrevista clínica inicial se deva procurar a obtenção de dados, desde que isto não ocorra em prejuízo da interação. Os dados devem ser, principalmente, os pessoais e aqueles que indiquem e especifiquem o motivo da procura do tratamento, ou da queixa. Estes dados prelimi nares são gerais, podendo ser mais detalhados, dependendo da disponibilidade do cliente e da habilidade do terapeuta. Num programa de ensino, entende-se que um maior detalhamento, desde que pertinente, só beneficiará tanto o aprendizado do aluno quanto o atendimento ao cliente.
Objetivos de intervenção - considera-se que, em qual quer entrevista clínica, possa ocorrer a intervenção, ou seja, modificações no comportamento do cliente em função de procedimentos adotados na entrevista. Contudo, geralmen te, é difícil que a ênfase da primeira sessão possa ser em intervenção de forma sistemática, uma vez que isto pressupõe o estabelecimento de uma interação de qualidade entre cliente e terapeuta, e que este último tenha posse de dados consistentes sobre o primeiro, o que é muito difícil na pri meira entrevista. Dessa forma, considera-se que a intervenção possa ocorrer numa entrevista inicial, porém sem que se constitua em um objetivo obrigatório."
Fonte: "Psicologia Clínica Comportamental" (Silvares)
Com isso, encontramos a resposta na Letra C.
a) tem como única finalidade a coleta dos dados sobre as áreas de vida do cliente.
b) não cumpre simultaneamente a função de coletar dados e a de estabelecer uma relação de confiança entre cliente e terapeuta.
c) mesmo que se trate de um instrumento menos estruturado que os testes, seus resultados são valiosos.
d) deve ser utilizada somente como instrumento de avaliação, e por isso, jamais deve ser usada para esclarecer dúvidas sobre os resultados dos testes.
e) precisa ter uma estrutura inflexível.
Deixe um comentário