Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise as afirmativas sobre a avaliação retrospectiva, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(   ) pretende compreender o suicídio através de exames retrospectivos, visto que é impossível prognosticar tal ato.


(   ) tem possibilitado conhecer comunicações prévias daqueles que cometeram o suicídio, que confirmam que o ato foi planejado.


(   ) pode auxiliar os peritos legistas na determinação do modo de morte.


(   ) é uma estratégia para definir características psicológicas da vítima e auxiliar na investigação da causa da morte.


(   ) embora não possibilite modificar um documento de óbito é muito utilizado em pesquisa na área de saúde mental.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) V – V – V – V – F.

Gabarito Letra C

 

(V) pretende compreender o suicídio através de exames retrospectivos, visto que é impossível prognosticar tal ato.

Verdadeiro! Veja:

 “O principal problema, sem dúvida, é saber como predizer que indivíduos, potencialmente suicidas, vão transformar suas fantasias e/ ou ideações em atos concretos. Em função disso, Litman (1996) afirma que, “no presente estado de nosso conhecimento, somos incapazes de prognosticar suicídio” (p.3). Entretanto, segundo a literatura, há uma possibilidade de chegar à compreensão do suicídio (ato de se matar intencionalmente) através de exames retrospectivos. Esta análise retrospectiva tem possibilitado identificar comunicações prévias da intenção de se matar do falecido.”
 

(V) tem possibilitado conhecer comunicações prévias daqueles que cometeram o suicídio, que confirmam que o ato foi planejado.

Verdadeiro! Veja:

“Sabe-se, assim, que 75% (Litman, 1996) ou 90% (Shneidman, 1994) dos casos comunicam previamente a intenção suicida a familiares e amigos, o que demonstra que, num significativo número de casos, o suicídio não é resultado de um ato repentino e impulsivo, e sim, de um plano premeditado, desenvolvido gradativamente.”


(V) pode auxiliar os peritos legistas na determinação do modo de morte.

Verdadeiro! Veja:

“Através de técnicas específicas para inspeção externa do cadáver, o médico legista colhe dados que possibilitarão conclusões claras a respeito da causa da morte. Entretanto, a determinação da causa não indica, necessariamente, o verdadeiro modo da morte. Por exemplo, um sujeito encontrado morto dentro de uma piscina receberá certamente, concluída a perícia, a certificação como causa de sua morte o registro de asfixia por afogamento. Contudo, se o modo de sua morte foi acidente, homicídio ou suicídio, é bem difícil de precisar. Especialistas em saúde mental, como cientistas habilitados na compreensão psicológica, poderão fornecer, conduzindo autópsias psicológicas, informações relevantes para determinar o modo de morte, assessorando, assim, os peritos legistas.”


(V) é uma estratégia para definir características psicológicas da vítima e auxiliar na investigação da causa da morte.

Verdadeiro! Veja:

“Levantando o acervo de publicações existentes nos bancos de dados computadorizados, existe um significativo número de estudos nas linhas Medline, Psyclit e Lilac, o que nos permite afirmar que a autópsia psicológica tem sido um método aceito e muito utilizado para delinear as características psicológicas e sociais de vítimas de suicídio, por quase três décadas. Pode-se, de certa forma, dizer, como expressa Selkin (1994), que “a autópsia psico lógica é para a suicidologia como uma entrevista é para o desenvolvimento da ciência da psicologia”


(F) embora não possibilite modificar um documento de óbito é muito utilizado em pesquisa na área de saúde mental.

Falso! A avaliação retrospectiva é utilizada, sim, para fornecer informações para o atestado de óbito.

“Shneidman e colegas (1969), como integrantes desse Centro, passaram a prestar assessoramento aos médicos forenses. Portanto, em casos duvidosos, realizava-se o método de autópsia psicológica para se obter informações psicológicas valiosas para classificar com maior precisão o registro de suicídio no certificado de óbito, preenchendo uma lacuna, uma falha, na certificação da causa de morte”

 

Assim, a sequência correta é V V V V F

Gabarito Letra C

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *