Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A avaliação psicológica é uma atividade restrita ao psicólogo e isso implica que seus instrumentos, com destaque para os testes psicológicos, sejam de uso restrito a esse profissional, considerando que sua formação o habilita para essa finalidade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada.

Análise das alternativas:

 

a)  A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada.
 

CORRETA. Segundo cartilha do CFP, a avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada, e, portanto, requer cuidados no planejamento, na análise e na síntese dos resultados obtidos. 

 

b)  A avaliação psicológica, no contexto organizacional e do trabalho, tornou-se, ao longo do tempo, uma ferramenta obsoleta para a tomada de decisão, cedendo seu lugar para as avaliações estratégicas de negócios, que são mais objetivas e assertivas.

 

INCORRETA. A avaliação psicológica nesse contexto tornou-se, ao longo do tempo, uma ferramenta poderosa de tomada de decisão que, quando implementada de modo apropriado, pode trazer benefícios importantes para os trabalhadores, para as organizações e para a sociedade em geral. 
 

c)  Recentemente, em agosto de 2005, foi promulgado o novo código de ética da profissão de psicólogo, e nesse, pela primeira vez, fica decretado que constitui função privativa do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: diagnóstico psicológico; orientação e seleção profissional; orientação psicopedagógica; detecção e problemas de ajustamento.
 

INCORRETA. Não foi o código de ética que decretou ser função privativa do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas, mas a Resolução CFP 002/2003, que define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de tetes psicológicos. Além disso, os objetivos dos testes são diferentes dos mencionados pela alternativa. Vejamos:

Art. 1º. Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou técnica de uso privativo do psicólogo, em decorrência do que dispõe o § 1° do Art. 13 da Lei n.° 4.119/62. [...]

Parágrafo único. Para efeito do disposto no caput deste artigo, os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos.

d)  Os testes de habilidade cognitiva têm sido, ao longo das décadas, menos adotados na avaliação psicológica para a área de seleção de pessoal, visto que falta investigação científica dos seus resultados e, portanto, sua utilidade e eficácia são duvidosas.

 

INCORRETA. Dentre as técnicas de seleção de pessoal, os testes de habilidade cognitiva têm sido um dos instrumentos mais adotados e submetidos à investigação, em diferentes países, em função de sua utilidade e eficácia na seleção de uma grande variedade de ocupações. Englobam testes de inteligência e de aptidões gerais e específicas.

 

e)  Os testes situacionais, também conhecidos como testes de amostras de trabalho, não pertencem ao conjunto que caracteriza a avaliação psicológica, uma vez que não são usados em conjunto com outros instrumentos de avaliação psicológica, como também não dispõem de validação científica.

 

INCORRETA. Os testes situacionais têm sido cada vez mais utilizados, não apenas na seleção de pessoal, mas também no desenvolvimento de pessoal, e vêm sendo considerados, por alguns autores (Hunter & Hunter,1984; Schmidt & Hunter, 1998), como um dos mais válidos preditores do desempenho no trabalho, quando implementados em bases científicas. Eles podem mostrar-se úteis especialmente se usados em conjunto com outros instrumentos de avaliação.

 


Fonte: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2010/09/avaliacao_psicologica_web_30-08-10.pdf

 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *