O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta. Dentre os objetivos de uma avaliação psicológica clínica, o diagnóstico diferencial visa:
- A) investigar o nível de funcionamento da personalidade, examinando as funções do ego e o sistema de defesas, a fim de facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever as possíveis respostas aos mesmos.
- B) identificar problemas precocemente, avaliando riscos, e estimando forças e fraquezas do ego, bem como sua capacidade de enfrentar situações novas, difíceis e estressantes.
- C) investigar irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar as alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.
- D) ultrapassar a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.
- E) fornecer subsídios para as questões relacionadas à insanidade, à competência para o exercício das funções de cidadão e à avaliação de incapacidades.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) investigar irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar as alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.
Gabarito Letra C
O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta. Dentre os objetivos de uma avaliação psicológica clínica, o diagnóstico diferencial visa:
a) investigar o nível de funcionamento da personalidade, examinando as funções do ego e o sistema de defesas, a fim de facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever as possíveis respostas aos mesmos.
Errado. Esse é o objetivo de avaliação compreensiva.
b) identificar problemas precocemente, avaliando riscos, e estimando forças e fraquezas do ego, bem como sua capacidade de enfrentar situações novas, difíceis e estressantes.
Errado. Esse é o objetivo de prevenção.
c) investigar irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar as alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.
Certo!
d) ultrapassar a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.
Errado. Esse é o objetivo de descrição.
e) fornecer subsídios para as questões relacionadas à insanidade, à competência para o exercício das funções de cidadão e à avaliação de incapacidades.
Errado. Esse é o objetivo de perícia forense.
Nosso gabarito é Letra C.
Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007
Deixe um comentário