Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação aos processadores, assinale a alternativa CORRETA.

Resposta:

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Com relação aos processadores, assinale a alternativa CORRETA.
a)  A memória cache L3 está localizada dentro do processador.
b)  Se um processador possui quatro núcleos de 2 GHz cada, sua velocidade de processamento será de 8 GHz.
c)  Um processador Core i9 possui, no máximo, 6 núcleos de processamento.
d)  Os processadores de 64 bits são capazes de acessar endereços de memória de 64 bits, o que permite endereçar, no máximo, 4 GB de memória principal RAM R/W.
e)  Pipeline é uma técnica utilizada na implementação de processadores, que permite a sobreposição temporal de diversas fases de execução das instruções.

 

Analisando as alternativas, temos que:

 

A – A memória cache L3 está localizada dentro do processador.

 

Errada: processador é a mesma coisa que CPU (Central Processing Unity - Unidade Central de Processamento): é um chip, que tem a capacidade de interpretar e executar as instruções dos programas (que devem estar na linguagem que a CPU entende, que é uma linguagem de máquina) e por esta razão é o dispositivo eletrônico mais importante de um computador. 

 

Segundo o livro Informática: Conceitos e Aplicações, de Marcelo Macula:

Com o aumento na velocidade de processamento das CPUs, o tempo de acesso aos dados da memória tornou-se uma questão vital para o desempenho do sistema de computação, pois elas são muito mais rápidas que as memórias e ficam em estado de espera (wait state), enquanto os dados solicitados não são acessados na memória. Para tentar minimizar este problema, é empregada uma técnica conhecida como cache de memória, que coloca um bloco de memória rápida (memória SRAM de alta velocidade) entre o processador e a memória principal. Essa técnica é baseada em um princípio da ciência da computação chamado posição de referência

Cache L3 (Nível 3): serve como intermediário entre o cache L2 e a memória principal. A relação entre os caches L3 e L2 é a mesma que aquela entre os caches L2 e L1. Hoje, são chips montados no mesmo encasulamento que a CPU, mas não incorporados ao circuito interno dela. 

A expressão "memória principal" no texto acima se refere à memória RAM. Como vemos, o cache L3 não se encontra no mesmo encapsulamento que a CPU, ou seja, não está localizada dentro do processador

 

B – Se um processador possui quatro núcleos de 2 GHz cada, sua velocidade de processamento será de 8 GHz.

 

Erradacada núcleo de uma CPU é uma unidade separada que pode lidar com processos diferentes, ou seja, com uma quantidade maior de núcleos aumenta-se a quantidade de ações que um computador consegue executar por pulso de clock. Os núcleos não são usados todos ao mesmo tempo, necessariamente e, apesar de tecnicamente iguais, podem funcionar de maneira diferenciada uns dos demais. Na maioria dos casos, cada núcleo usa o mesmo clock, ou seja, a mesma velocidade, para executar cálculos de forma independente: no caso proposto, cada um dos quatro núcleos trabalharia a 2GHz operando em paralelo. 

 

C – Um processador Core i9 possui, no máximo, 6 núcleos de processamento.

 

Errada: Core i9 é a linha de processadores de melhor desempenho da Intel e há modelos com 18 núcleos, como informa o site da empresa (https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/processors/core/x-series.html):

 

 

D – Os processadores de 64 bits são capazes de acessar endereços de memória de 64 bits, o que permite endereçar, no máximo, 4 GB de memória principal RAM R/W.

 

Errada: processadores de 64 bits são capazes de trabalhar com endereços de memória de 64 bits, permitindo endereçar  até 168 GB de RAM, ou seja, muito mais do que 4 GB. Tais processadores são capazes de processar números inteiros de até 64 bits, ao invés de 32, melhorando o desempenho em alguns casos. 

 

E – Pipeline é uma técnica utilizada na implementação de processadores, que permite a sobreposição temporal de diversas fases de execução das instruções.

 

CertaPipeline é o nome de uma técnica que explora o paralelismo (ou, como mencionado na frase, "sobreposição temporal"), usada em processadores para melhorar o desempenho de computadores, atuando na arquitetura e nas técnicas de processamento. É uma forma eficiente de processamento de informação que explora eventos concorrentes na execução de programas, ou seja, vários cálculos são realizados simultaneamente, operando sob o princípio de que grandes problemas geralmente podem ser divididos em problemas menores, que então são resolvidos concorrentemente (em paralelo). A técnica do paralelismo já é usada há algum tempo e teve sua importância aumentada devido às limitações físicas que evitam o aumento de frequência de processamento, o que é perceptível com a adoção de forma maciça a processadores multinucleares, mas no caso de um processador com apenas um núcleo, o paralelismo se dá a nível de instruções, ou seja, o processador executa mais instruções por segundo, já que as instruções são subdivididas em estágios.

 

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *