O processador do computador (ou CPU) é uma das partes principais do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. Sobre processadores, considere:
I. Contém um conjunto restrito de células de memória chamados registradores que podem ser lidos e escritos muito mais rapidamente que em outros dispositivos de memória.
II. Em relação a sua arquitetura, se destacam os modelos RISC (Reduced Instruction Set Computer) e CISC (Complex Instruction Set Computer).
III. Possuem um clock interno de sincronização que define a velocidade com que o processamento ocorre. Essa velocidade é medida em Hertz.
Está correto o que se afirma em
- A) III, apenas.
- B) I e II, apenas.
- C) II e III, apenas.
- D) II, apenas.
- E) I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) I, II e III.
Todos os itens estão corretos (LETRA E).
A CPU é o cérebro do computador, o coração da máquina. Ela efetua os cálculos e processa os dados e sua velocidade é medida em Hertz (cliclos por segundo). Ela “segue as instruções armazenadas em uma memória de programas, para ler canais de entrada, enviar comandos sobre canais de saída e alterar as informações contidas em uma memória de dados”.
A CPU exerce o controle do computador, sendo responsável pela busca das instruções (na memória), pela sua decodificação (ou interpretação) e execução. A busca e a decodificação das instruções são realizadas pela Unidade de Controle, enquanto que a execução fica ao encargo da Unidade de Execução. A unidade de execução, por sua vez, é composta pela Unidade de Lógica e Aritmética e por um conjunto de Registradores de uso genérico.
Agora, deixemos as divagações de lado um momento para checar pontos importantes sobre a CPU.
- A CPU é um circuito eletrônico;
- Gerencia todas as funções do sistema;
- Consiste num circuito integrado (chip);
- É um mecanismo capaz de executar operações com dados;
A CPU é composta por:
- Unidade Lógica e Aritmética (ULA): realiza as operações de cálculos e comparações;
- Unidade de Controle: similar a um guarda de trânsito. Com a chegada da informação, ela decide quando e para onde essa informação deve ir, controlando todo o fluxo, desde a entrada (teclado) até a saída (monitor), inclusive guardando e recuperando informações quando necessário.
- Registradores: Memória interna dos processadores. São responsáveis pelo armazenamento temporário de instruções e dados. São memórias muito rápidas e caras e, por isso, são escassas.
- Barramento interno: não é realmente um componente da CPU, mas um caminho elétrico que interliga os componentes.
-
Memória Cache: este tipo de memória aparece dentro do circuito do processador, mas não faz parte dele. Mais adiante estaremos a memória cache em detalhes.
Mais dois detalhes importantes sobre a CPU: Frequência de Operação e Tensão de Operação.
- Tensão de Operação: É a voltagem aplicada no processador para o seu funcionamento. Essa tensão vem sendo reduzida constantemente e influencia no aquecimento da CPU.
- Frequência de Operação: é a frequência em que trabalha a CPU. É medida em Hertz (Megahertz – MHz, Gigahertz GHz). As pessoas constumam associar este número à velocidade final do sistema, mas o desempenho final dependerá de um conjunto de fatores (velocidade da memória, quantidade de cache, presença de aceleradora de vídeo, velocidade da linha de comunicação entre os dispositivos, etc)
Já percebeu que os equipamentos trabalham em velocidades diferentes? Pois é assim mesmo. A memória, o processador, os periféricos são construídos para trabalharem em ritmos individuais. Ainda assim, estes equipamentos conseguem trabalhar em conjunto. Acontece que existe alguma forma de gerenciamento do tempo quando há a necessidade de que os componentes estejam sincronizados. De toda forma eles trabalham observando um marcador de tempo, o relógio do computador. Sabe com este componente se chama? Clock, ou Relógio!
Quanto à arquitetura, podemos dizer que os destaques são os modelos RISC e CISC. Uma delas baseia-se em um processador com um conjunto de instruções complexas (CISC-Complex Instruction Set Computer) e outra em processador com um conjunto de instruções simples (RISC-Reduced Instruction Set Computer).
Deixe um comentário