Continua após a publicidade..
Os principais componentes estruturais da CPU são os seguintes:
- A) OLE, RAM, HD e E/S.
- B) Unidade de interação, unidade de cálculo, sensores internos.
- C) UC, ULA, Registradores e Interconexão da CPU.
- D) UC, Registradores, ROM e E/S.
- E) ULA, Cache e Sistema Operacional.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) UC, ULA, Registradores e Interconexão da CPU.
CPU (Central Processing Unity - Unidade Central de Processamento) é um chip, que tem a finalidade de interpretar e executar as instruções dos programas e por esta razão é o dispositivo eletrônico mais importante de um computador. Atualmente, CPU é processador são sinônimos. No encapsulamento de um processador há diversos componentes:
- Núcleo de execução: é o dispositivo que executa as instruções dos programas; em inglês, núcleo é a palavra “core”;
- Registradores: são unidades muito pequenas de memória, extremamente rápidas. Existem milhares de registradores no chip da CPU;
- Unidade de controle: é o dispositivo responsável por gerenciar a CPU, dando as ordens necessárias para o correto funcionamento do processador. Decodifica e executa as instruções dos programas. Podemos atribuir a este componente a responsabilidade de "gerenciar toda entrada e saída de dados na CPU", bem como "definir a ordem e o tempo das instruções".
- Unidade de lógica e aritmética: é o dispositivo responsável pelos cálculos: operações lógicas e aritméticas realizadas pela CPU.
Há ainda um mecanismo de Interconexão da CPU, que oferece comunicação entre UC, ULA e Registradores.
Os demais termos relevantes têm as seguintes características:
- OLE: uma das principais características dos aplicativos de escritório é a tecnologia OLE: (Objects Linking and Embedding): através do uso desta tecnologia, o Windows permite ao usuário copiar e mover itens em arquivos editados por aplicativos de escritório. Além disso, as cópias podem ser vinculadas aos arquivos originais. Isso significa que, ao criar uma cópia vinculada, ela será automaticamente atualizada, quando o original sofrer qualquer tipo de alteração.
- RAM: (Random Access Memory) armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM; ao interromper o fornecimento de energia para a RAM todos os seus dados serão perdidos, ou seja, apagados.
- HD: HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados (ou seja, dados "em massa"), é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado.
- E/S: dispositivos de E/S (entrada e saída) são periféricos que permitem o envio de dados à CPU (entrada) e o envio de dados pela CPU (saída) para o usuário ou para armazenamento.
- ROM: (Read Only Memory) quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações, e armazena programas que são indispensáveis para o correto funcionamento do computador.
- Sistema Operacional: pode ser definido como um conjunto de arquivos (dados e programas) que prepara o ambiente para que o usuário possa utilizar qualquer programa no computador. Efetivamente, ele torna o computador “operacional”, pois assume o controle integral da máquina quando é carregado, gerenciando os dispositivos mais importantes do computador, como a CPU, unidades de entrada e saída e as memórias.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário