Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Assinale a opção que indica o tipo de memória que é integrada à placa-mãe do computador e na qual as informações apenas podem ser acessadas, e não alteradas, por serem gravadas pelo fabricante uma única vez.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) ROM

a)  ROM b) DRAM c) cache d) SSD

e)  virtual

 

Analisando as alternativas, temos que:

A – ROM

Certa: de fato, ROM (Read Only Memory) quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações. Características da ROM:

  • Apenas leitura: não se pode gravar, nem alterar, nem apagar nada desta memória;  
  • Não volátil: seus dados não são perdidos quando o computador é desligado;  
  • Gravada de fábrica: os dados da ROM são gravados pelo fabricante;  
  • Contém rotinas de inicialização: neste contexto, rotinas é a mesma coisa que programas. A ROM contém programas que são utilizados na inicialização da máquina: bios, post e set-up.

B – DRAM

ErradaDRAM - (Dynamic RAM) é um tipo de chip que precisa receber energia dinamicamente (ou seja, continuamente) para armazenar as informações. Estes chips estão fixados nos pentes de memória (cujo termo técnico é módulo de memória) que são usados para armazenar os programas e dados que serão utilizados durante o processamento. Tipos de DRAM:

  • SDRAM (também chamada DIMM / 1997) – módulos de até 256 MB
  • DDR (lançada em 2000) – módulos de até 1 GB
  • DDR 2 (lançada em 2005) – módulos de até 4 GB
  • DDR 3 (lançada em 2006)  – módulos de até 4 GB
  • DDR 4 (lançada em 2013) – módulos de até 32 GB

A DRAM é, de forma técnica, a memória principal de um computador, já que é nela que são armazenados os programas que deverão ser executados pela CPU, bem como os dados que serão utilizados por estes programas. Assim sendo, não é gravada de fábrica, e permite a gravação e leitura de dados

C – cache

Erradacache é uma memória utilizada entre a DRAM e os núcleos da CPU (fisicamente posicionada no chip da CPU) para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (utilizada como memória principal nos computadores atuais). Assim sendo, não é gravada de fábrica, e permite a gravação e leitura de dados. 

D – SSD

Errada: dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive - drive em estado sólido) utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações de forma permanente, são muito silenciosos e gastam menos energia que os HDs antigos. Trata-se também, portanto, de um dispositivo de memória secundária e, assim sendo, não é integrado à placa-mãe, nem é gravada de fábrica, e permite a gravação e leitura de dados.

E – virtual

ErradaMemória Virtual é um recurso utilizado pelo sistema operacional para funcionar como uma extensão da RAM. Uma parte livre do HD armazena os dados dos programas em execução quando não houver mais espaço na RAM (funcionando como se fosse uma extensão da RAM). É importante notar que este recurso tem como objetivo aumentar a capacidade de memória RAM, e através dela o sistema operacional torna-se capaz de executar aplicações mesmo que os programas em execução superem a capacidade da memória RAM.' Assim sendo, não é gravada de fábrica, e permite a gravação e leitura de dados. 

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *