Deseja-se, em um microcomputador do tipo IBM-PC, utilizar dois discos, HD e SSD, buscando-se ter uma máquina potente, aproveitando-se ao máximo as boas características de cada tipo de disco. Assim sendo, dentre as alternativas a seguir, a forma que explora da melhor maneira o uso conjunto desses dois tipos de discos é instalar o sistema operacional e
- A) o grande volume de dados no SSD, deixando a área de swapping do sistema operacional no HD.
- B) os aplicativos e o grande volume de dados no HD, deixando a área de swapping do sistema operacional no SSD.
- C) os aplicativos no HD, para que inicializem mais rápido, e armazenar o grande volume de dados no SSD, desfragmentando-o periodicamente.
- D) os aplicativos no HD, para que inicializem mais rápido, e armazenar o grande volume de dados no SSD, sem nunca desfragmentá-lo.
- E) os aplicativos no SSD para que inicializem mais rápido e armazenar o grande volume de dados no HD, desfragmentando-o periodicamente.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) os aplicativos no SSD para que inicializem mais rápido e armazenar o grande volume de dados no HD, desfragmentando-o periodicamente.
Deseja-se, em um microcomputador do tipo IBM-PC, utilizar dois discos, HD e SSD, buscando-se ter uma máquina potente, aproveitando-se ao máximo as boas características de cada tipo de disco. Assim sendo, dentre as alternativas a seguir, a forma que explora da melhor maneira o uso conjunto desses dois tipos de discos é instalar o sistema operacional e
a) o grande volume de dados no SSD, deixando a área de swapping do sistema operacional no HD.
b) os aplicativos e o grande volume de dados no HD, deixando a área de swapping do sistema operacional no SSD.
c) os aplicativos no HD, para que inicializem mais rápido, e armazenar o grande volume de dados no SSD, desfragmentando-o periodicamente.
d) os aplicativos no HD, para que inicializem mais rápido, e armazenar o grande volume de dados no SSD, sem nunca desfragmentá-lo.
e) os aplicativos no SSD para que inicializem mais rápido e armazenar o grande volume de dados no HD, desfragmentando-o periodicamente.
HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores, que fazem os discos girarem e as cabeças de gravação e leitura (que são fixadas em "braços móveis") se posicionarem. Nesta unidade há vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado.
Dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive) também são unidades de memória auxiliar, e utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos e gastam menos energia que os HDs antigos.
Analisando as alternativas, temos que:
A – o grande volume de dados no SSD, deixando a área de swapping do sistema operacional no HD.
Errada: swapping é um recurso que consiste em fazer com que programas da memória principal que não estejam sendo executados sejam retirados da memória principal e alocados em um dispositivo de armazenamento secundário. A área de swapping, portanto, armazena páginas inativas, liberando espaço na memória principal. Quando uma página que está nesta área é referenciada, ele deve se copiada para a memória principal. Como uma unidade de disco rígido é bem mais lenta que que um SSD, o grande volume de dados é armazenado na unidade de discos rígidos, ficando no SSD a área de swapping.
B – os aplicativos e o grande volume de dados no HD, deixando a área de swapping do sistema operacional no SSD.
Errada: por ter uma relação custo benefício melhor, constituindo uma forma mais barata de armazenamento, o grande volume de dados deve ficar no HD. Conforme comentado acima, de fato, a área de swapping do sistema operacional deve ficar no SSD, mas os aplicativos (bem como o próprio sistema operacional) devem ser armazenados no SSD, para que sejam executados mais rapidamente.
C – os aplicativos no HD, para que inicializem mais rápido, e armazenar o grande volume de dados no SSD, desfragmentando-o periodicamente.
Errada: conforme comentado acima, os aplicativos (bem como o próprio sistema operacional) devem ser armazenados no SSD, para que sejam executados mais rapidamente, e por ter uma relação custo benefício melhor, constituindo uma forma mais barata de armazenamento, o grande volume de dados deve ficar no HD. Desfragmentação é um procedimento que reordena os dados do disco para aumentar a velocidade de abertura de arquivos e deve ser executado frequentemente.
D – os aplicativos no HD, para que inicializem mais rápido, e armazenar o grande volume de dados no SSD, sem nunca desfragmentá-lo.
Errada: conforme comentado acima, os aplicativos (bem como o próprio sistema operacional) devem ser armazenados no SSD, para que sejam executados mais rapidamente, e por ter uma relação custo benefício melhor, constituindo uma forma mais barata de armazenamento, o grande volume de dados deve ficar no HD.
E – os aplicativos no SSD para que inicializem mais rápido e armazenar o grande volume de dados no HD, desfragmentando-o periodicamente.
Certa: conforme comentado acima, os aplicativos (bem como o próprio sistema operacional) devem ser armazenados no SSD, para que sejam executados mais rapidamente, e por ter uma relação custo benefício melhor, constituindo uma forma mais barata de armazenamento, o grande volume de dados deve ficar no HD. A Desfragmentação deve ser executada frequentemente.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário