As memórias gravadas pelo fabricante uma única vez e que podem ser apagadas graças ao uso de radiação ultravioleta, possibilitando a reutilização da mídia, denominam-se
- A) RAM.
- B) CACHE.
- C) ROM.
- D) EPROM.
- E) FLASH.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) EPROM.
a) RAM.
b) CACHE.
c) ROM.
d) EPROM.
e) FLASH.
ROM (Read Only Memory) quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações. Características da ROM:
- Apenas leitura: não se pode gravar, nem alterar, nem apagar nada desta memória;
- Não volátil: seus dados não são perdidos quando o computador é desligado;
- Gravada de fábrica: os dados da ROM são gravados pelo fabricante;
- Contém rotinas de inicialização: neste contexto, rotinas é a mesma coisa que programas. A ROM contém programas que são utilizados na inicialização da máquina: bios, post e set-up.
Como vemos acima, a memória ROM é uma memória apenas de leitura que já vem gravada de fábrica. O chip desta memória é instalado pelo fabricante da placa-mãe na própria placa, ou seja, ela é de uso obrigatório e não há a possibilidade de instalar tal memória em um momento posterior à fabricação da placa-mãe.
Analisando as alternativas, temos que:
A – RAM.
Errada: RAM (Random Access Memory) armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar e, justamente por isto, é conhecida como memória do usuário. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado.
B – CACHE.
Errada: cache é uma memória utilizada entre a DRAM e os núcleos da CPU (fisicamente posicionada no chip da CPU) para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (utilizada como memória principal nos computadores atuais). Desta forma, podem ser usados em ultrabooks, tablets, notebooks, desktops e servidores.
C – ROM.
Errada: conforme comentado acima, ROM (Read Only Memory) quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações
D – EPROM.
Certa: de fato, EPROM (Erasable Programmable Read-only Memory) é um chip que pode ser reprogramado através de radiação ultravioleta. Atualmente, esta tecnologia quase nunca é utilizada, pois, para alterar os dados deste chip, é necessário um equipamento específico, que emita radiação ultravioleta.
E – FLASH.
Errada: o termo Flash é usado normalmente como referência a um tipo de memória ROM (FEPROM, como veremos a seguir). Existe memória Flash RAM a qual, como qualquer outra memória RAM, requer uma fonte de energia contínua para armazenar seu conteúdo. Ao cessar o fornecimento de energia, o conteúdo desta memória será apagado.
FEPROM (Flash ROM): chip cujo conteúdo pode ser alterado através de eletricidade, não volátil. Tecnologia mais moderna do que a EEPROM, é a memória usada hoje na maioria dos computadores para armazenar as rotinas de inicialização da máquina (BIOS, POST e set-up), e também em outros dispositivos eletrônicos, como pen-drive, câmera fotográfica digital, celulares, etc.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.
Deixe um comentário