Os dispositivos convencionais desta categoria usam o barramento SATA com seus conectores e com seu protocolo, que é considerado lento para os dispositivos modernos, que usam o barramento PCIe, mais rápido. Para usar esse barramento, os dispositivos modernos precisam alterar seu protocolo e seus conectores. Isso foi feito de duas maneiras. Na primeira, SATAe, os dispositivos usam novos conectores específicos, retrocompatíveis com os conectores SATA, e aderem ao protocolo SATA na versão 3.2, padronizado pelo grupo SATA I/O e compatível com o PCIe.
Na segunda, NVMe, os dispositivos usam os conectores PCIe convencionais (que não são compatíveis com os conectores SATA) e o protocolo NVMHCI, desenvolvido pelo NVMe Work Group e também compatível com o PCIe.
Internet: <https://www.techtudo.com.br> (com adaptações).
O texto acima descreve dispositivos de
- A) armazenamento conhecidos como SSDs.
- B) armazenamento conhecidos como caches.
- C) armazenamento conhecidos como HDs.
- D) impressão conhecidos como impressoras 3D.
- E) vídeo conhecidos como GPUs.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) armazenamento conhecidos como SSDs.
Na segunda, NVMe, os dispositivos usam os conectores PCIe convencionais (que não são compatíveis com os conectores SATA) e o protocolo NVMHCI, desenvolvido pelo NVMe Work Group e também compatível com o PCIe.
O texto acima descreve dispositivos de
a) armazenamento conhecidos como SSDs.
b) armazenamento conhecidos como caches.
c) armazenamento conhecidos como HDs.
d) impressão conhecidos como impressoras 3D.
e) vídeo conhecidos como GPUs.
Analisando as alternativas, temos que:
A – armazenamento conhecidos como SSDs.
Certa: de fato, o texto se refere a dispositivos do tipo SSD, que pode ser conectado à placa mãe através dos dois barramentos mencionados, SATAe e PCIe.
O barramento SATAe (que também é chamado de SATA Express ou ainda SATA 3.2), permite tanto a conexão de HDs tradicionais (e outras unidades que atuam como memória auxiliar, já que é compatível com o SATA III) quanto os dispositivos de SSD SATAe.
A fabricante de computadores Dell descreve SSD PCIe da seguinte forma:
As SSDs PCIe são unidades de estado sólido que não usam a interface do chipset SATA de placas-mãe para a comunicação entre a SSD e o sistema de arquivos do Windows.
As SSDs PCIe não são unidades SATA, embora algumas possam compartilhar um ou mais aspectos com essas unidades.
As SSDs PCIe aumentam o desempenho ao descartar o uso da interface SATA para PCIe.PCIe é um barramento multifuncional projetado para passar todos os tipos de dados para o processador.
NVMe (Non Volatile-Memory Express) é um protocolo projetado especificamente para o armazenamento de SSD. Ele não compartilha nada com o SATA e substitui o AHCI por um método melhor de lidar com o armazenamento de estado sólido.
B – armazenamento conhecidos como caches.
Errada: cache é uma memória utilizada entre a DRAM e os núcleos da CPU (fisicamente posicionada no chip da CPU, de forma que não utiliza qualquer barramento) para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (utilizada como memória principal nos computadores atuais).
C – armazenamento conhecidos como HDs.
Errada: conforme comentado acima, os HDs tradicionais foram projetados para conexão através de barramento SATA, mas não para o barramento PCIe.
D – impressão conhecidos como impressoras 3D.
Errada: impressoras 3D são conectadas via rede wi-fi ou barramento USB, mas não através dos barramentos mencionados no enunciado.
E – vídeo conhecidos como GPUs.
Errada: GPU não é unidade de memória: placa de vídeo é um dispositivo que envolve vários componentes eletrônicos que tem a função de melhorar a qualidade de imagens exibidas na tela. Entre estes componentes estão uma GPU (Graphics Processing Unity), ou seja, um processador exclusivo para as imagens, e memória do tipo VRAM (Video RAM), memória exclusiva para as imagens.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.
Deixe um comentário