Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que diz respeito ao hardware dos microcomputadores, a performance de um disco rígido é um fator que influencia muito no desempenho global do sistema, determinando o tempo de carregamento dos aplicativos e arquivos grandes, e até mesmo a velocidade de acesso ao arquivo de troca. Entre os parâmetros utilizados para medir desempenho, um é descrito a seguir.

 

– É o tempo necessário para que a cabeça de leitura e gravação se posicione no setor do disco que deve ser lido ou mesmo gravado.

 

– É um tempo calculado, dividindo-se 60 pela velocidade de rotação do HD em rpm e multiplicando-se o resultado por 1000, o que resulta um valor em ms. Por exemplo, no caso de um HD de 5400 rpm, o resultado é igual a (60/5400)x1000=11,11 ms.

 

O parâmetro descrito é conhecido como tempo de:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) latência

O parâmetro descrito é conhecido como tempo de:
a)  troca
b)  busca
c)  acesso
d)  latência

A questão é para o cargo de técnico em informática, e foi copiada do site Guia do Hardware (https://www.hardware.com.br/termos/latencia), no qual consta inclusive o mesmo exemplo apresentado, como vemos a seguir:

Dentro do disco rígido, os discos magnéticos giram continuamente. Por isso, dificilmente os setores a serem lidos estarão sob a cabeça de leitura/gravação no exato momento de executar a operação. No pior dos casos, pode ser necessária uma volta completa do disco até o setor desejado passar novamente sob a cabeça de leitura.
 

O tempo de latência é tão importante quanto o tempo de busca. Felizmente, ele é fácil de ser calculado, bastando dividir 60 pela velocidade de rotação do HD em RPM (rotações por minuto), e multiplicar o resultado por 1000. Teremos então o tempo de latência em milissegundos. Um HD de 5400 RPM, por exemplo, terá um tempo de latência de 11.11 milissegundos (o tempo de uma rotação), já que 60 ÷ 5200 x 1000 = 11.11.
 

Geralmente é usado o tempo médio de latência, que corresponde à metade de uma rotação do disco (assumindo que os setores desejados estarão, em média, a meio caminho da cabeça de leitura). Um HD de 5400 RPM teria um tempo de latência médio de 5.55 ms, um de 7.200 RPM de 4.15 ms e um de 10.000 RPM de apenas 3 ms.
 

Muitos fabricantes publicam o tempo de latência médio nas especificações ao invés do tempo de busca ou o tempo de acesso (já que ele é menor), o que acaba confundindo os desavisados.

De fato, segundo Stallings, o tempo de acesso (latência) para a memória de acesso aleatório (que é caso de um HD, já que qualquer dado, em qualquer endereço, pode ser acessado a qualquer momento), esse é o tempo gasto para realizar uma operação de leitura ou escrita, ou seja, o tempo desde o instante em que um endereço é apresentado à memória até o instante em que os dados foram armazenados ou se tornaram disponíveis para uso.

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *