Um dispositivo SSD, um pen-drive e um cartão de memória para um smartphone têm em comum o fato de os três dispositivos
- A) possuírem 4TB de espaço de armazenamento.
- B) armazenarem dados de forma volátil.
- C) utilizarem memória ROM.
- D) possuírem interface firewire.
- E) utilizarem memória flash.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) utilizarem memória flash.
a) possuírem 4TB de espaço de armazenamento. Incorreta.
Comentário: ter o tamanho de 4 TB não é uma característica em comum entre os dispositivos apresentados, pois não existe um tamanho padrão. Além disso, não é comum atualmente (2017) encontrarmos um pendrive ou cartão de memória de 4 TB.
b) armazenarem dados de forma volátil. Incorreta.
Comentário: os dispositivos apresentados são do tipo não volátil. Isso significa que os dados são armazenados de forma permanente, ou seja, mesmo sem energia os dados continuarão armazenados.
c) utilizarem memória ROM. Incorreta.
Comentário: a memória ROM (Read Only Memory) é do tipo não volátil e as informações armazenadas podem ser lidas, mas não podem ser alteradas. Os dispositivos apresentados pela questão utilizam uma variação da memória ROM chamada EEPROM (ver comentário da alternativa E).
d) possuírem interface firewire. Incorreta.
Comentário: firewire é uma tecnologia para comunicação entre dispositivos que foi desenvolvida pela Apple. Mas a utilização dessa tecnologia não é uma característica comum dos dispositivos apresentados na questão. O pen-drive, por exemplo, utiliza a tecnologia USB.
e) utilizarem memória flash. Correta.
Comentário: os dispositivos de memória flash utilizam a memória do tipo EEPROM e os dados são armazenados, deletados e lidos com o uso de sinais eletrônicos. Dessa forma, nesse tipo de dispositivo não é necessário o uso de partes móveis. Essa é uma das principais diferenças em relação aos dispositivos magnéticos e ópticos.
Gabarito: Letra E.
Deixe um comentário