Continua após a publicidade..
Marque a alternativa que apresenta somente exemplos de memória não volátil.
- A) DVD, DRAM, disquete, disco rígido.
- B) CMOS, memória flash, CD, pen-drive.
- C) DVD, CD, DRAM, disco rígido.
- D) Disco rígido, disquete, memória flash, CD.
- E) Pen-drive, DVD, CMOS, disquete.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Disco rígido, disquete, memória flash, CD.
Marque a alternativa que apresenta somente exemplos de memória não volátil.
a) DVD, DRAM, disquete, disco rígido.
b) CMOS, memória flash, CD, pen-drive.
c) DVD, CD, DRAM, disco rígido.
d) Disco rígido, disquete, memória flash, CD.
e) Pen-drive, DVD, CMOS, disquete.
Memória volátil é aquela que só preserva os dados enquanto o computador estiver ligado. Ao desligar esta memória, todo o seu conteúdo é apagado. Memória não volátil mantém os dados mesmo que o computador seja desligado.
Analisando os termos mencionados nas alternativas, temos que:
- DVD: (Digital Versatile Disk) meio de armazenamento que usa tecnologia ótica, na qual dados são gravados e lidos através do raio laser (que nada mais é do que um feixe luminoso). Trata-se de um dispositivo não volátil, já que não perde seus dados quando o computador é desligado.
- DRAM: (Dinamic RAM) é um tipo de RAM (Random Access Memory) armazena os programas ao serem executados pela CPU, além dos dados que serão utilizados durante o processamento, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM; ao interromper o fornecimento de energia para a RAM todos os seus dados serão perdidos, ou seja, apagados.
- Disquete: disquete, também conhecido como disco flexível ou disquete é um meio de armazenamento obsoleto há algum tempo. Trata-se de um dispositivo não volátil, já que não perde seus dados quando o computador é desligado.
- Disco rígido: HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD ou unidade de discos rígido, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado.
- CMOS: CMOS (Complementary metal–oxide–semiconductor) é uma memória que armazena os dados definidos através do programa de set-up (configuração), e toda vez que um computador é ligado, os dados desta memória são lidos e utilizados para que os dispositivos eletrônicos do computador estejam disponíveis para os programas do usuário. Esta memória é volátil, mas seu conteúdo não se perde quando o computador é desligado, pois na placa mãe há uma bateria que fornece energia para que os dados da CMOS não se percam quando a máquina for desligada.
- Memória flash: este termo é uma forma de se referir a Pendrive, que é um dispositivo amplamente utilizado atualmente, utiliza um chip de memória flash-rom, no qual as informações são armazenadas. Existem vários modelos diferentes, cujas capacidades variam. É um dispositivo de armazenamento não volátil, já que não perde seus dados quando o computador é desligado
- CD: também é uma mídia ótica, assim como o DVD. Trata-se de um dispositivo não volátil, já que não perde seus dados quando o computador é desligado.
- Pen-drive: conforme comentado acima, trata-se de uma memória não volátil, já que não perde seus dados quando o computador é desligado.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário