O tipo de memória utilizado para guardar dados e processos estatisticamente mais solicitados, agilizando o processamento dos mesmos, é definido como memória
- A) principal.
- B) auxiliar.
- C) cache.
- D) virtual.
- E) estática.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) cache.
O tipo de memória utilizado para guardar dados e processos estatisticamente mais solicitados, agilizando o processamento dos mesmos, é definido como memória
a) principal.
b) auxiliar.
c) cache.
d) virtual.
e) estática.
Analisando as alternativas, temos que:
A – principal.
Errada: a memória principal (mais especificamente a RAM, que faz parte da memória principal) é responsável por armazenar os dados e instruções que são utilizadas pela UCP (Unidade Central de Processamento), mas não guarda dados e processos estatisticamente mais solicitados, que é uma característica da memória cache, como vemos a seguir.
B – auxiliar.
Errada: a memória auxiliar é não volátil e tem a função de preservar dados mesmo que o computador seja desligado, para que sejam utilizados em um momento posterior. É a mais lenta entre as memórias de um computador e não guarda dados e processos estatisticamente mais solicitados, que é uma característica da memória cache, como vemos a seguir.
C – cache.
Certa: cache é uma memória utilizada entre a DRAM e a CPU (fisicamente posicionada no chip da CPU) para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (utilizada como memória principal nos computadores atuais). Como a memória Cache localiza-se próxima ao(s) núcleo(s) de execução da CPU, como sua tecnologia permite velocidades maiores de leitura e gravação de dados, e como ela armazena os dados usados com maior frequência pelo processador, sua utilização faz que com que os dados sejam lidos e gravados mais rapidamente pela CPU, o que leva a uma velocidade maior na execução dos programas.
D – virtual.
Errada: memória virtual é um recurso utilizado pelo sistema operacional para funcionar como uma extensão da RAM. Uma parte livre do HD armazena os dados dos programas em execução quando não houver mais espaço na RAM (funcionando como se fosse uma extensão da RAM). É importante notar que este recurso tem como objetivo aumentar a capacidade de memória RAM, e não a velocidade de processamento. O uso da memória virtual implica na utilização do HD, que é um dispositivo eletromecânico, portanto, um dispositivo mais lento do que os dispositivos unicamente eletrônicos, como os chips de memória RAM. O sistema operacional torna-se capaz de executar aplicações mesmo que os programas em execução superem a capacidade da memória RAM, através de técnicas conhecidas como paginação e segmentação. Não guarda dados e processos estatisticamente mais solicitados, que é uma característica da memória cache, como vemos acima.
E – estática.
Certa: a memória chamada de "estática" de um computador é a SRAM, ou seja, a cache, comentada acima a qual, conforme visto, guarda dados e processos estatisticamente mais solicitados. A memória RAM "comum" é uma memória dinâmica, conhecida como DRAM - (Dynamic RAM) é um tipo de chip que precisa receber energia dinamicamente (ou seja, continuamente) para armazenar as informações, e por isto é chamada de dinâmica. Estes chips estão fixados nos pentes de memória (cujo termo técnico é módulo de memória) que são usados para armazenar os programas e dados que serão utilizados durante o processamento.
Assim sendo, como há duas respostas corretas, A QUESTÃO DEVERIA TER SIDO ANULADA.
Gabarito fornecido pela banca: LETRA C.
Deixe um comentário