No quadro os itens I, II, III e IV referem-se a tipos de memórias de um microcomputador e suas posições relativas referentes ao custo, ao desempenho (velocidade.) e à capacidade de armazenamento de dados.
Com base no quadro podemos dizer que as memórias representadas por I, II, III e IV podem ser, respectivamente:
- A) registradores, cache, principal e secundária.
- B) principal, secundária, cache e registradores.
- C) cache, principal, registradores e secundária.
- D) cache, principal, secundária e registradores.
- E) secundária, registradores, cache e principal.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) registradores, cache, principal e secundária.
No quadro os itens I, II, III e IV referem-se a tipos de memórias de um microcomputador e suas posições relativas referentes ao custo, ao desempenho (velocidade.) e à capacidade de armazenamento de dados.
Com base no quadro podemos dizer que as memórias representadas por I, II, III e IV podem ser, respectivamente:
a) registradores, cache, principal e secundária.
b) principal, secundária, cache e registradores.
c) cache, principal, registradores e secundária.
d) cache, principal, secundária e registradores.
e) secundária, registradores, cache e principal.
Vamos lembrar as memórias que o computador acessa para obter as informações, começando pela mais rápida e chegando a mais lenta de todas, com a figura abaixo:
Esta ilustração representa a pirâmide de memórias. No topo da pirâmide figura a menor e mais rápida memória de um computador, que é o registrador (no topo da pirâmide você está vendo a abreviatura “Reg” – na verdade, dentro da CPU há milhares de registradores. Depois, abaixo do registrador vemos as caches L1 e L2, nesta ordem, seguida pela DRAM, e na base da pirâmide vemos a memória auxiliar. A ideia é que, no topo da pirâmide, onde a figura tem área menor, vemos a menor das memórias (o registrador); à medida que descemos na pirâmide, vemos memórias de capacidades cada vez maiores, até chegar à base, que é a parte que tem a maior área da pirâmide, onde consequentemente encontramos a memória que tem a maior capacidade, ou seja, a memória auxiliar. Como nos mostra a figura, ao mover os dados na pirâmide, de cima para baixo, observamos que a capacidade das memórias aumenta; no sentido oposto, ou seja, de baixo para cima, a velocidade das memórias aumenta, assim como o custo.
Considerando que na figura acima podemos considerar Cache L1 e Cache L2 como um único nível, A RESPOSTA É A LETRA A.
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