“Possui circuitos internos que permitem sua gravação nos centros onde será utilizada. Uma vez gravada não pode ser alterada.” A afirmativa acima se refere à memória
- A) SRAM (Static Random Access Memory).
- B) PROM (Programmable Read-Only Memory).
- C) EAROM (Electrically Alterable Read-Only Memory).
- D) EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory).
Resposta:
A alternativa correta é letra B) PROM (Programmable Read-Only Memory).
“Possui circuitos internos que permitem sua gravação nos centros onde será utilizada. Uma vez gravada não pode ser alterada.” A afirmativa acima se refere à memória
a) SRAM (Static Random Access Memory).
b) PROM (Programmable Read-Only Memory).
c) EAROM (Electrically Alterable Read-Only Memory).
d) EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory).
Analisando as alternativas, temos que:
A – SRAM (Static Random Access Memory).
Errada: diferente do que se afirma, esta memória pode ser gravada e regravada inúmeras vezes. Segundo do livro "Informática: Conceitos Básicos", de Fernando Velloso:
SRAM static RAM ou RAM estática). Extremamente rápida e de baixo consumo de energia. Uma vez carregada, informações são mantidas com um mínimo de energia de alimentação. Embora volátil como a memória dinâmica, não exige que a CPU renove o seu conteúdo centenas de vezes por segundo. Só perde o conteúdo se a máquina for desligado. Seu alto preço torna-a inviável economicamente em grandes quantidades. É utilizado principalmente nas chamadas memórias cache e é construída com circuitos do tipo FLIP-FLOP.
B – PROM (Programmable Read-Only Memory).
Certa: segundo do livro "Informática: Conceitos Básicos", de Fernando Velloso:
PROM (Programmable Read-Only Memory). Possui circuitos internos que permitem sua gravação nos centros onde será utilizada. Tem custo mais elevado que a ROM. Uma vez gravada não pode ser alterada.
C – EAROM (Electrically Alterable Read-Only Memory).
Errada: segundo do livro "Informática: Conceitos Básicos", de Fernando Velloso:
EAROM (Eletrically Alterable Read-Only Memory). É similar à EPROM, porém o conteúdo a ser alterado é removido por processos elétricos, mediante aplicação de uma tensão em um de seus pinos.
D – EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory).
Errada: segundo do livro "Informática: Conceitos Básicos", de Fernando Velloso:
EPROM (Eerasable Programmable Read-Only Memory). Oferece a grande vantagem de, além de poder ser programada fora da fábrica em que é produzida, poder ter o conteúdo apagado e regravado através de processos especiais. O conteúdo da EPROM é removido pela aplicação de luz ultravioleta por uma janela de vidro existente na sua parte superior, por um tempo da ordem de 10 minutos.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário