Entre as memórias citadas a seguir:
I. DVD
II. Memória RAM
III. CD
IV. HDD
V. Memória ROM
VI. Pendrive
Quais SÃO enquadradas como memórias secundárias ou auxiliares?
- A) Apenas as memórias I e III.
- B) Apenas as memórias II e V.
- C) Apenas as memórias I, III, IV e VI.
- D) Apenas as memórias I, III e IV.
- E) Apenas as memórias IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Apenas as memórias I, III, IV e VI.
Memória auxiliar, também chamada de secundária, externa ou de massa, a memória é não-volátil e tem como função armazenar dados para utilização posterior. A memória RAM é volátil e não guarda informações definitivamente, por isto é necessário algum tipo de memória que seja capaz de preservar as informações quando computador é desligado. Por ser não-volátil, a memória auxiliar armazena informações que podem ser recuperadas a qualquer momento pelo usuário. Devemos conhecer os seguintes conceitos:
-
Meios de armazenamento: são as mídias, onde as informações são efetivamente armazenadas, como disquetes, CDs, DVDs, Blu-rays, fitas, etc; para armazenar e recuperar dados de um mídia,usa-se um equipamento específico, chamado de dispositivo ou unidade.
- Dispositivo ou unidade: é mecanismo através do qual os dados são lidos ou gravados na mídia, como o drive de disquete, o drive de cd, o drive de DVD e a unidade de fita por exemplo.
Existem dois tipos diferentes de tecnologias para armazenar dados em mídias: magnética ou ótica.
Os dispositivos citados têm as seguintes características:
I. DVD (Digital Versatile Disk): na tecnologia ótica dados são gravados e lidos através do raio laser (que nada mais é do que um feixe luminoso). Os discos óticos CD (Compact Disk), DVD (Digital Versatile Disk) e Blu-ray têm várias camadas de policarbonato, acrílico e alumínio, com 12 cm de diâmetro, e permitem a leitura e gravação de dados através de raio laser (e por isso são chamados de mídias óticas). Os discos são capazes de refletir luz.
II. RAM - (Random Access Memory) armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM; ao interromper o fornecimento de energia para a RAM todos os seus dados serão perdidos, ou seja, apagados, e justamente por isto é que dizemos é que ela é volátil...
III. CD (Compact Disk) também é um meio de armazenamento ótico, como comentado no item I acima.
IV. HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado. Permite armazenar dados, apagá-los e pode ser regravado inúmeras vezes.
V. ROM (Read Only Memory) quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações. Características da ROM:
-
Apenas leitura: não se pode gravar, nem alterar, nem apagar nada desta memória;
-
Não volátil: seus dados não são perdidos quando o computador é desligado;
-
Gravada de fábrica: os dados da ROM são gravados pelo fabricante;
- Contém rotinas de inicialização: neste contexto, rotinas é a mesma coisa que programas. A ROM contém programas que são utilizados na inicialização da máquina: bios, post e set-up.
VI. Pendrive é um dispositivo amplamente utilizado atualmente, utiliza um chip de memória flash-rom, no qual as informações são armazenadas. Existem vários modelos diferentes, cujas capacidades variam, havendo modelos com capacidade de até 1 TB. Como é um dispositivo de armazenamento não volátil, é adequado para armazenar cópias de segurança, já que este tipo de memória pode ter seu conteúdo alterado através do uso de eletricidade e não perde seus dados quando o computador é desligado.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário