Para um disco rígido, a divisão da superfície da mídia magnética em trilhas e setores constitui a formatação:
- A) lógica.
- B) de alto nível.
- C) de baixo nível.
- D) de modularização.
- E) de particionamento.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) de baixo nível.
Analisando as alternativas, temos que:
A – lógica.
Errada: A formatação lógica é um procedimento obrigatório para que uma unidade de discos seja usada para armazenar dados. Tal procedimento é executado por um programa do sistema operacional. A formatação lógica é a conversão de um disco para os padrões do sistema operacional. Quando o disco é formatado para o DOS, por exemplo, cria-se nele uma estrutura que o DOS possa percorrer e compreender. Tal procedimento não corresponde, portanto, à divisão da superfície da mídia magnética em trilhas e setores.
B – de alto nível.
Errada: este é um outro nome para a formatação lógica, comentada acima. Tal procedimento não corresponde, portanto, à divisão da superfície da mídia magnética em trilhas e setores.
C – de baixo nível.
Certa: de fato, a formatação de baixo nível, também chamada de formatação física, é aquela executada apenas uma vez, e que é responsável pela criação de trilhas e setores no disco. Ela é usada logo após a fabricação do disco, momento em que são definidas as trilhas, setores, etc.
D – de modularização.
Errada: este termo não define qualquer tipo específico de formatação.
E – de particionamento.
Errada: partição é uma unidade lógica que pode ser criada em um HD. Particionamento de um HD significa dividi-lo em unidades lógicas, também chamadas de partições. Tal procedimento não corresponde, portanto, à divisão da superfície da mídia magnética em trilhas e setores.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário