Os usuários humanos comumente conhecem os recursos da rede por meio de seus nomes de domínio, e não de seus endereços físicos. O serviço que permite o mapeamento de endereços de máquina por nomes de domínio denomina-se
- A) TCPAP.
- B) CRM.
- C) Intranet.
- D) HTML.
- E) DNS.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) DNS.
Analisando as alternativas, temos que:
A – TCPAP.
Errada: esta sigla não corresponde a qualquer recurso relevante para o contexto da questão.
B – CRM.
Errada: esta sigla não corresponde a qualquer recurso de conversão de nomes. CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão de relacionamentos com clientes: permite o gerenciamento de projetos que permite ao usuário planejar, programar e representar graficamente informações sobre projetos. Ele recalcula cronogramas e permite visualizar como as mudanças em uma parte de um projeto podem afetar os planos, como um todo.
C – Intranet.
Errada: esta sigla não corresponde a qualquer recurso de conversão de nomes. Intranet é uma rede privada, pertencente a uma empresa (ou a uma residência), de acesso restrito a seus membros, que utiliza os mesmos padrões e protocolos da Internet, tais como http, tcp, ip, smtp, pop3, etc. Assim, os mesmos programas utilizados na Internet podem também ser aplicados à Intranet.
D – HTML.
Errada: esta sigla não corresponde a qualquer recurso de conversão de nomes. HTML (Hyper Text Markup Language) é uma linguagem de marcação utilizada na criação das páginas da Internet. As páginas criadas através desta linguagem correspondem a arquivos, que podem ser interpretados por todos os navegadores, já que a navegação consiste na consulta e interação com as informações constantes nas páginas da Internet. Esta é, portanto, a linguagem de marcação de hipertexto à qual o enunciado se refere.
E – DNS.
Certa: de fato, DNS (Domain Name System): para que um computador seja localizado na Internet, é necessário saber seu endereço IP, pois o protocolo IP identifica apenas endereços no formato IP, que por sua vez é constituído de números e pontos (por exemplo: 198.0.175.23). Como para nós, usuários, é muito difícil memorizar endereços deste tipo, a URL (Uniform Resource Locator), que é um endereço "por extenso", como www.tecconcursos.com.br, é muito mais fácil de ser memorizada. Os navegadores aceitam, em suas barras de endereços, ambas as formas de endereçamento, IP e URL, sendo que o responsável pela conversão de URL em endereço IP é um servidor chamado DNS (Domain Name System) que, usando um grande banco dados, recebe a URL, verifica a qual IP ela corresponde, e informa o endereço IP ao navegador.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário