Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os protocolos de Internet foram criados para permitir a comunicação entre dois pontos da rede, independentemente de sua localização geográfica. Na Internet, o protocolo que tem como função básica servir de multiplexador ou demultiplexador para o tráfego de informações do IP é:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) UDP.

Os protocolos de Internet foram criados para permitir a comunicação entre dois pontos da rede, independentemente de sua localização geográfica. Na Internet, o protocolo que tem como função básica servir de multiplexador ou demultiplexador para o tráfego de informações do IP é:
a)  TCP.
b)  FTP.
c)  UDP.
d)  Telnet.

 

Segundo o livro "Sistemas Digitais: Fundamentos e Aplicações", de Thomas Floyd:

Dois tipos de circuitos que selecionam dados são o multiplexador e o demultiplexador. Um multiplexador, ou apenas mux para abreviar, é um circuito lógico que comuta dados digitais a partir de diversas linhas de entrada em uma única linha de saída numa sequência temporal especificada. Funcionalmente, um multiplexador pode ser representado pela operação de uma chave eletrônica que conecta sequencialmente cada uma das linhas de entrada à linha de saída. Um demultiplexador (demux) é um circuito lógico que comuta dados digitais de uma linha de entrada para diversas linhas de saída numa sequência temporal especificada. Essencialmente, um demux faz o contrário do mux. 

A multiplexação e a demultiplexação são usadas quando dados de fontes diversas são transmitidos ao longo de uma linha para um local distante e redistribuídos para diversos destinatários.

Analisando as alternativas, temos que:

A – TCP.

Errada: o TCP (Transmission Control Protocol) é responsável por oferecer confiabilidade na transmissão, fornecendo um serviço orientado à conexão, confiável, e full-duplex para os serviços de aplicação. Tal confiabilidade é garantida pelos seguintes mecanismos:

  • Perda de pacote: caso o TCP do transmissor não receba a confirmação de recebimento após um tempo determinado, ele retransmite o pacote. 
  • Controle de tempo: o TCP monitora o atraso do envio dos pacotes e adapta seu temporizador. 

Controle de fluxo: devido à imprevisibilidade do tráfego, o TCP ajusta a velocidade de transmissão de pacotes de acordo com as confirmações recebidas pelo remetente.

Diferente do que o ocorre com o UDP (comentado a seguir), o TCP não é usado como multiplexador e demultiplexador porque cria uma conexão virtual entre cliente e servidor, baseada na combinação de de endereços IP e portas para garantir a conexão da forma mencionada acima. Tais garantias forçam a utilização de um procedimento mais complexo para a formação da conexão e para o gerencialmento do fluxo de dados, enquanto o UDP simplesmente envia pacotes para as aplicações de acordo com as portas

   

B – FTP.

ErradaFTP (File Transfer Protocol) é um protocolo utilizado na transferência de arquivos entre computadores da rede: os servidores FTP são computadores na Internet o na rede local aos quais usuários podem estar autorizados a utilizar para armazenar arquivos. Neste caso, para manter os arquivos organizados, os usuários precisam efetuar procedimentos para manter esta organização, tais como excluir, mover, copiar e renomear objetos, entre outros.

C – UDP.

Certa: segundo o curso

UDP - User Datagram Protocol
 

    O protocolo UDP é restringido a portas e sockets, e transmite os dados de forma não orientada à conexão. Ele nada mais é do que uma interface para o protocolo IP. Esse protocolo substitui o protocolo TCP quando a transferência de dados não precisa estar submetida a serviços como controle de fluxo.
 

    A função básica do UDP é servir de multiplexador ou demultiplexador para o tráfego de informações do IP. Assim como o TCP, trabalha com portas que orientam adequadamente o tráfego de informação a cada aplicação de nível superior. Essas portas são :

 
  • Porta de Destino - É uma parte do datagrama (uma extremidade) que indica o aplicativo ao qual deve-se enviar a informação que chega.
     
  • Porta de Origem - Localiza-se no outro extremo do datagrama e indica o aplicativo que enviou a mensagem. Pode ser usado para um reenvio, ou quando não é utilizado, é preenchido com zeros.

        

    Afirmar que o  UDP  "tem como função básica servir de multiplexador ou demultiplexador para o tráfego de informações do IP" deve-se ao fato de que o UDP permite que várias aplicações compartilhem o mesmo endereço IP (e também a mesma porta) em um equipamento conectado a uma rede. O UDP atua como multiplexador ao permitir que várias aplicações compartilhem o mesmo endereço IP permitindo que os dados sejam transmitidos para as respectivas aplicações, como pode ocorrer, por exemplo, ao acessar uma página através de um navegador e eviar e-mails através de um cliente de e-mail simultaneamente. O UDP atua como demultiplexador ao usar duas aplicações que recebam dados simultaneamente de servidores da Internet

    D – Telnet.

     

    ErradaTelnet é um protocolo que permite acesso remoto entre os computadores conectados, para a execução de programas e comandos em outra máquina, pesquisa de informações e transferência de arquivos, entre outros recursos. 

    Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.

    Continua após a publicidade..

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *