Um protocolo de Internet é uma linguagem que permite a comunicação de dois ou mais computadores distantes, permitindo que se troquem mensagens transmitindo dados.
Entre as alternativas a seguir, não corresponde aos protocolos utilizados na Internet
- A) IP, HTTPS, FTP e SSL.
- B) IP, ICMP, IMAP e CMD.
- C) TCP/IP, HTTP, ICMP e IMAP.
- D) TCP/IP, IMAP, MIME e SMTP.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) IP, ICMP, IMAP e CMD.
Entre as alternativas a seguir, não corresponde aos protocolos utilizados na Internet
a) IP, HTTPS, FTP e SSL.
b) IP, ICMP, IMAP e CMD.
c) TCP/IP, HTTP, ICMP e IMAP.
d) TCP/IP, IMAP, MIME e SMTP.
As siglas mencionadas nas alternativas têm as seguintes características:
IP: (Internet Protocol), define o formato do pacote, que é chamado de datagrama na camada de rede. Este protocolo também define o formato e a estrutura de endereços usados na camada de rede. O IP também é o responsável pelo roteamento de um pacote de sua origem até seu destino, através do encaminhamento do datagrama de cada roteador para o próximo roteador no caminho.
HTTPS: o protocolo HTTP descrito abaixo pode ser associado ao SSL gerando o HTTPS, que é um protocolo usado para implementar a criptografia nas informações que trafegam entre as máquinas que estão se comunicando, aumentando a segurança.
FTP: (File Transfer Protocol) é um protocolo da família TCP/IP capaz de transferir, renomear e remover arquivos e diretórios entre dois sistemas.
SSL: (Secure Socket Layer) é um protocolo usado em conjunto com outros (como o FTP e o HTTP, por exemplo) para implementar a criptografia nas informações que trafegam entre as máquinas que estão se comunicando, aumentando a segurança.
ICMP: (Internet Control Message Protocol) é um protocolo utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original. Qualquer computador que utilize IP precisa aceitar as mensagens ICMP e alterar o seu comportamento de acordo com o erro relatado.
IMAP: (Internet Message Access Protocol) é um protocolo utilizado para acesso online e offline à caixa postal, para que o usuário possa receber suas mensagens. Pode ser usado tanto por clientes de e-mail quanto por webmail, permitindo a criação de pastas no servidor.
CMD: é um comando do Windows que aciona a janela do prompt de comandos do Windows, através da qual é possível utilizar comandos do DOS. Não é, portanto, um protocolo.
TCP/IP: o IP já foi comentado acima. TCP (Transmission Control Protocol) é o protocolo responsável por oferecer confiabilidade na transmissão, fornecendo um serviço orientado à conexão, confiável, e full-duplex para os serviços de aplicação. TCP/IP é o nome da "pilha" de protocolos usados na Internet.
HTTP: (Hyper Text Transfer Protocol) é conhecido como o protocolo da navegação já que, através dele, é possível navegar pelas páginas da Internet, ou, num linguajar mais técnico, ele permite a transferência de arquivos em hipermídia.
MIME: (Multipurpose Internet Mail Extensions) é um protocolo usado para formatar mensagens de e-mail, permitindo inserir dados de tipos diferentes em uma mensagem, podendo ser texto, imagens, áudio e caracteres especiais, dispensando a necessidade de converter dados previamente para o formato ASCII para enviar as mensagens.
SMTP: (Simple Mail Transfer Protocol) é um protocolo utilizado pelos clientes de e-mail para enviar mensagens para o provedor.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário