O delirium é um problema frequentemente iatrogênico, comum e complexo na UTI. Em concordância com o que dispõe o livro Prática psiquiátrica no hospital geral: interconsulta e emergência (Botega, 2012), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I. Em que pese a síndrome do delirium indique uma condição subjacente grave, amiúde é subdiagnosticada, indicativa de mau prognóstico e se associa a maiores taxas de morbimortalidade.
II. O delirium compreende um transtorno neuropsiquiátrico agudo, assinalado por estreitamento da consciência, prejuízo na atenção, sundonwing, alterações cognitivas e sensoperceptivas.
III. Evidências na história de vida, no exame físico ou nos exames laboratoriais apontam que o delirium é uma consequência fisiológica direta de uma condição médica geral, intoxicação ou abstinência de substâncias psicoativas, uso de medicação ou uma combinação desses fatores.
IV. Os sintomas alusivos ao delirium possuem caráter flutuante, insidioso, com períodos de melhora e de piora, podendo mimetizar transtornos mentais como depressão, esquizofrenia e mania.
- A) Apenas II e III estão corretas.
- B) Apenas I, II e III estão corretas.
- C) Apenas I, III e IV estão corretas.
- D) Apenas II, III e IV estão corretas.
- E) I, II, III e IV estão corretas.
Resposta:
Resposta:
B) Apenas I, II e III estão corretas.
Explicação:
- I está correta: O delirium é subdiagnosticado, indica mau prognóstico e está associado a maiores taxas de morbimortalidade.
- II está correta: O delirium é um transtorno neuropsiquiátrico agudo com estreitamento da consciência, prejuízo na atenção, alterações cognitivas e sensoperceptivas.
- III está correta: O delirium é causado por uma condição médica geral, intoxicação ou abstinência de substâncias, uso de medicamentos ou uma combinação desses fatores.
- IV está incorreta: Os sintomas do delirium não são flutuantes ou insidiosos, mas sim agudos e flutuantes.
Deixe um comentário