Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

  Texto associado

Caso clínico 8A03

Em um dia usual de trabalho, Diógenes, com 20 anos de idade, apresentou comportamentos atípicos. Apesar de recém-contratado, em três meses de trabalho nunca havia ocorrido nada parecido. Um dos colegas com quem ele tem mais afinidade percebeu que Diógenes estava bem falante, agitado, inquieto e desinibido. Em uma conversa, chegou a tirar vantagem de uma dada situação, demonstrando uma autoconfiança exagerada, além de verbalizar situações inadequadas de cunho pessoal e sexual. Desconfiando de que algo não estava bem, o colega levou o caso à chefia e Diógenes foi encaminhado para avaliação médica e psicológica no setor responsável. Já sob cuidados, Diógenes confessou para o colega que há mais de um ano fazia uso de determinada substância estimulante e que, ultimamente, tem sentido maior dificuldade em controlar o seu uso, mesmo sabendo dos danos e dos riscos que corre, inclusive no recente emprego.

Levando em consideração o caso clínico hipotético 8A03, a psicopatologia, o psicodiagnóstico, as teorias da personalidade e o manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM-5 TR), julgue o item a seguir.

Em caso de intoxicação, Diógenes poderá apresentar um quadro de dilatação pupilar, depressão respiratória, discinesia ou mesmo coma.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Certo

  

 

 

Essa afirmativa está de acordo com a descrição do DSM-V sobre intoxicação por estimulantes. Veja:

 

"Intoxicação por Estimulantes
 

Critérios Diagnósticos

 

A. Uso recente de uma substância tipo anfetamina, cocaína ou outro estimulante.

 

B. Alterações comportamentais ou psicológicas clinicamente significativas e problemáticas (p. ex., euforia ou embotamento afetivo; alterações na sociabilidade; hipervigilância; sensibilidade interpessoal; ansiedade, tensão ou raiva; comportamentos estereotipados; julgamento prejudicado) desenvolvidas durante ou logo após o uso de um estimulante.

 

C. Dois (ou mais) dos seguintes sinais ou sintomas, desenvolvidos durante ou logo após o uso de estimulantes.

 

1. Taquicardia ou bradicardia.
2. Dilatação pupilar.
3. Pressão arterial elevada ou diminuída.
4. Transpiração ou calafrios.
5. Náusea ou vômito.
6. Evidências de perda de peso.
7. Agitação ou retardo psicomotor.
8. Fraqueza muscular, depressão respiratória, dor torácica ou arritmias cardíacas.
9. Confusão, convulsões, discinesias, distonias ou coma.

 

D. Os sinais ou sintomas não são atribuíveis a outra condição médica nem são mais bem explicados por outro transtorno mental, incluindo intoxicação por outra substância."

 

Fonte: DSM-V

 

Assertiva Correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *