Pedro foi levado às pressas por seus pais para o hospital, após o encontrarem caído em seu quarto desacordado, e ao seu lado diversas cartelas vazias de comprimidos. Há alguns meses estava apresentando sintomas depressivos e quando questionado sobre o motivo que o levou a tomar as medicações, afirmou que havia perdido o sentido da vida e não aguentava mais aquele sofrimento. Com base nas características diagnósticas de um transtorno depressivo maior, analise as afirmativas a seguir.
I. Os sintomas precisam estar presentes por quase todos os dias, exceto na alteração de peso e ideação suicida.
II. Dificilmente a perda de interesse ou dos prazeres em determinadas atividades estará presente nestes casos.
III. A queixa principal apresentada além da hipersonia é a perturbação psicomotora que está presente em alta proporção de casos.
IV. Alguns critérios e sintomas de um episódio depressivo maior podem ser considerados iguais aos de determinadas condições médicas gerais.
Está correto o que se afirma apenas em
- A) I e II.
- B) I e IV.
- C) II e III.
- D) II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) I e IV.
Gabarito: Letra B
Certo! Apenas esses sintomas não exigem o especificador quase todos os dias ou na maior parte do dia.
“Os sintomas dos critérios para transtorno depressivo maior devem estar presentes quase todos os dias para serem considerados presentes, com exceção de alteração do peso e ideação suicida. Humor deprimido deve estar presente na maior parte do dia, além de estar presente quase todos os dias. Insônia ou fadiga frequentemente são a queixa principal apresentada, e a falha em detectar sintomas depressivos associados resultará em subdiagnóstico. “
“1. Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, conforme indicado por relato subjetivo (p. ex., sente-se triste, vazio, sem esperança) ou por observação feita por outras pessoas (p. ex., parece choroso). (Nota: Em crianças e adolescentes, pode ser humor irritável.)
2. Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias (indicada por relato subjetivo ou observação feita por outras pessoas).
3. Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta (p. ex., uma alteração de mais de 5% do peso corporal em um mês), ou redução ou aumento do apetite quase todos os dias. (Nota: Em crianças, considerar o insucesso em obter o ganho de peso esperado.)
4. Insônia ou hipersonia quase todos os dias.
5. Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observáveis por outras pessoas, não meramente sensações subjetivas de inquietação ou de estar mais lento).
6. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
7. Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada (que podem ser delirantes) quase todos os dias (não meramente autorrecriminação ou culpa por estar doente).
8. Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observação feita por outras pessoas).
9. Pensamentos recorrentes de morte (não somente medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, uma tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio.”
Errado. A perda de interesse ou dos prazeres é um sintoma importante do transtorno.
Errado. A perturbação psicomotora e a hipersonia não são as principais queixas do transtorno depressivo maior.
Certo! Fadiga, insônia e agitação são alguns exemplos.
Nosso gabarito é Letra B
Deixe um comentário