Luciana tem 26 anos e emagreceu muito após romper o noivado com Carlos Antônio. Apesar do emagrecimento considerável, ela considera que esteja com sobrepeso, expressando-se forma depreciativa sobre o seu próprio corpo e manifestando-se ansiosa a cada vez que tem que ingerir algum alimento, contabilizando as calorias a cada refeição.
Os sintomas de Luciana são sugestivos de
- A) anorexia.
- B) compulsão alimentar.
- C) bulimia.
- D) ansiedade alimentar.
- E) comer emocional.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) anorexia.
Os sintomas de Luciana são sugestivos de
Base teórica para a compreensão da questão
Acompanhe o que expressa o DSM-5 (2014) sobre a anorexia nervosa, atentando-se especialmente para os grifos em azul:
A anorexia nervosa começa geralmente durante a adolescência ou na idade adulta jovem. Raramente se inicia antes da puberdade ou depois dos 40 anos, porém casos de início precoce e tardio já foram descritos. O início desse transtorno costuma estar associado a um evento de vida estressante, como deixar a casa dos pais para ingressar na universidade.
A anorexia nervosa tem três características essenciais: restrição persistente da ingesta calórica; medo intenso de ganhar peso ou de engordar ou comportamento persistente que interfere no ganho de peso; e perturbação na percepção do próprio peso ou da própria forma.
Análise das alternativas
a) anorexia.
Correta. O rompimento do noivado como fator desencadeante, a perturbação na percepção do próprio peso e da própria forma, além da contabilizando as calorias a cada refeição, são compatíveis com os descritores apresentados pelo DSM-5 (2014) para a anorexia nervosa.
b) compulsão alimentar.
Incorreta. Corrigindo: o enunciado não traz características relacionadas ao caso para a compulsão alimentar (ingestão de uma quantidade de alimento definitivamente maior do que a maioria dos indivíduos comeria em um mesmo período de tempo em circunstâncias semelhantes), portanto, opção falsa.
c) bulimia.
Incorreta. Corrigindo: uma das diferenças entre a anorexia nervosa e a bulimia está relacionada a manutenção do peso (diferindo do caso de Luciana que apresenta emagrecimento considerável). Sobre o assunto, o DSM-5 (2014), preconiza:
“Indivíduos com bulimia nervosa exibem episódios recorrentes de compulsão alimentar, adotam comportamento indevido para evitar o ganho de peso (p. ex., vômitos autoinduzidos) e preocupam-se excessivamente com a forma e o peso corporais. Entretanto, diferentemente de indivíduos com anorexia nervosa do tipo compulsão alimentar purgativa, aqueles com bulimia nervosa mantêm um peso corporal igual ou acima da faixa mínima normal.”
d) ansiedade alimentar.
Incorreta. Corrigindo: Luciana apresenta-se “ansiosa a cada vez que tem que ingerir algum alimento, contabilizando as calorias a cada refeição” refletindo o descritor “restrição persistente da ingesta calórica” relacionado a anorexia nervosa, portanto, opção falsa.
e) comer emocional.
Incorreta. Corrigindo: para consulta do gabarito da questão vide letra A.
_______________
Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário