Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A atenção pode ser definida como a direção da consciência, o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto, sendo, portanto, um conjunto de processos psicológicos que torna o homem capaz de selecionar, filtrar e organizar as informações em unidades controláveis e significativas.

Sobre a atenção, preencha as lacunas abaixo.

Atenção                  é a capacidade de manutenção da atenção apesar da presença de estímulos distratores e/ou concorrentes. Atenção                 refere-se à capacidade de manter a atenção ao longo do tempo, geralmente durante uma atividade contínua e repetitiva. Atenção                 diz respeito à capacidade de mudança de foco entre um estímulo e outro durante a execução da tarefa. Atenção                    refere-se à capacidade acionada quando duas ou mais tarefas ou estímulos concorrentes se apresentam ao sistema atencional.

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) seletiva / sustentada / alternada / dividida

   

  

Atenção _               é a capacidade de manutenção da atenção apesar da presença de estímulos distratores e/ou concorrentes. Atenção                 refere-se à capacidade de manter a atenção ao longo do tempo, geralmente durante uma atividade contínua e repetitiva. Atenção                 diz respeito à capacidade de mudança de foco entre um estímulo e outro durante a execução da tarefa. Atenção                    refere-se à capacidade acionada quando duas ou mais tarefas ou estímulos concorrentes se apresentam ao sistema atencional.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"1. Capacidade e foco de atenção referem-se à focalização da atenção e estão intimamente associados à experiência subjetiva de concentração. A capacidade de atenção concentrada sobre um estímulo ou um campo atencional se verifica quando o indivíduo consegue aplicar e focar toda sua atenção em tal campo ou estímulo.

(...)

 

2. Atenção seletiva diz respeito aos processos que permitem ou facilitam a seleção de estímuios informações relevantes para o sujeito e seu processamento cognitivo. Ela resume a qualidade mais importante dos processos atencionais: seletividade. A atenção seletiva diz respeito, portanto, à manutenção da atenção apesar da presença de estímulos distratores e/ou concorrentes.

(...)

 

3. Atenção dividida. Os processos atencionais não se limitam a um único alvo ou foco da atenção (abordado no item anterior, como atenção seletiva); com frequência, ocorre o processamento simultâneo e paralelo de dois ou mais estímulos captados pela atenção ao mesmo tempo. A atenção dividida é, portanto, acionada quando duas ou mais tarefas ou estímulos concorrentes se apresentam ao sistema atencional. Ocorre aqui uma demanda adicional para mais de um item no campo atencional, o que irá requerer um tipo de controle top-down específico para tarefas paralelas.

(...)

 

4. Atenção alternada diz respeito à capacidade de mudança do foco de atenção (set-shifting), alternando voluntariamente o foco atencional de um estímulo a outro durante a execução de tarefas. Quando estamos assistindo a uma série na televisão e recebemos uma chamada telefônica, atendemos o telefone e respondemos a algumas perguntas rápidas do interlocutor, depois voltamos ao enredo da série, estamos exercendo nossa capacidade para a atenção alternada.

(...)

 

5. Atenção sustentada (sustained attention) diz respeito à capacidade de manter a atenção ao longo do tempo, geralmente durante uma atividade continua e repetitiva. Quando um estudante consegue manter sua atenção em uma aula por uma ou duas horas, seguindo o raciocínio e a exposição do professor, sem se distrair com outros estímulos do ambiente, está utilizando sua atenção sustentada.

(...)

 

6. Seleção de resposta e controle seletivo são de extrema relevância, pois o ato de prestar atenção está, quase sempre, associado a uma ação planejada, voltada a certos objetivos. Assim, a atenção está sempre envolvida na seleção não apenas dos estímulos e das informações, mas também das respostas e do controle destas."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.

 

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:


a)  dividida / alternada / sustentada / seletiva


b)  seletiva / sustentada / alternada / dividida


c)  alternada / sustentada / seletiva / dividida


d)  seletiva / dividida / alternada / sustentada

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *