As parassonias caracterizam-se por eventos comportamentais ou fisiológicos anormais associados a estágios específicos do sono ou da transição sono-vigília, alterações do despertar ou despertar incompleto. Associe as colunas relacionando os tipos de parassonia com a respectiva descrição.
Parassonia
(1) Bruxismo
(2) Enurese noturna
(3) Sonambulismo
(4) Terror noturno
Descrição
( ) ocorre geralmente no primeiro terço (com mais frequência no estágio 2 do sono não REM), caracterizado pelo relaxamento do esfíncter urinário.
( ) transtorno do despertar parcial, no qual o indivíduo range vigorosamente os dentes, devido à atividade rítmica do músculo masseter.
( ) caracteriza-se pelo despertar de uma fase do sono profundo, acompanhado de manifestações de medo intenso e sintomas autonômicos.
( ) transtorno de despertar do sono não REM, caracterizado por levantar-se da cama durante o sono com olhar fixo e rosto vazio.
A sequência correta dessa classificação é:
- A) (2); (1); (4); (3).
- B) (3); (4); (2); (1).
- C) (4); (2); (1); (3).
- D) (1); (2); (3); (4).
Resposta:
A alternativa correta é letra A) (2); (1); (4); (3).
A questão está baseada no seguinte texto:
"O sonambulismo caracteriza-se pela deambulação e pela execução de comportamentos complexos durante o sono, geralmente iniciados na fase 3 ou 4 (sono profundo, de ondas lentas). O comportamento complexo pode incluir atos automáticos como andar, trocar de roupa, urinar no armário ou mesmo por fogo em um móvel. É comum na infância e na adolescência (principalmente em crianças entre 4 e 8 anos), tendendo a desaparecer na fase adulta. O sonilóquio (falar dormindo) é a produção de sons, palavras ou mesmo frases durante a noite, sem a tomada momentânea de consciência do individuo que as produz e sem a lembrança, no dia seguinte, de ter falado ou do conteúdo daquilo que foi dito.
O terror ou pavor noturno caracteriza-se por um despertar de uma fase de sono profundo (sono de ondas lentas, geralmente na fase 4) com um grito lancinante, acompanhado de medo intenso e manifestações autonômicas (taquicardia, taquipnéia, sudorese, rubor midríase). A crise costuma durar de 5 a 20 minutos. Não se trata de um pesadelo (que é um tipo de sonho, pertencente à fase REM). Em geral, após o grito, o indivíduo senta-se na cama, agitado e, aparentemente, com muito medo, apresentando midríase e taquipnéia. No dia seguinte, não se lembra do que ocorreu.
A paralisia do sono consiste em um despertar (ou adormecer) incompleto. O indivíduo, ao despertar (ou ao adormecer), apresenta fraqueza muscular importante, sendo incapaz de realizar atividade motora voluntária. Sente-se muito angustiado por não poder mover um só dedo, apesar de já es- tar consciente. Podem ocorrer alucinações hipnagógicas (alucinações geralmente visuais, ao adormecer) ou hipnopômpicas (o mesmo, ao despertar).
O bruxismo também pode ser considerado um transtorno do despertar parcial, a partir de um período de sono profundo (fase 3 ou 4). Dormindo, o individuo range vigorosamente os dentes, devido à atividade rítmica do músculo masseter. Ocorre em 3 a 20% da população geral, sendo mais comum em jovens. As conseqüências são desgaste dos dentes, dor local, cefaléias, disfunção da articulação temporomandibular e sono de má qualidade (Azevedo; Alóe; Tavares, 2007).
A enurese noturna também ocorre durante o sono profundo, geralmente em crianças com mais de 4 anos de idade (até essa idade, a enurese não é considerada anormal). Acomete mais crianças de até 6 anos (25% dos meninos e 15% das meninas), ocorrendo em 2% dos adultos. Há micção involuntária durante a noite, comumente no primeiro terço da noite (com mais freqüência no estágio 2 do sono não-REM), devido ao relaxamento do esfincter urinário."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, podemos relacionar as colunas abaixo:
( 2 ) ocorre geralmente no primeiro terço (com mais frequência no estágio 2 do sono não REM), caracterizado pelo relaxamento do esfíncter urinário.
( 1 ) transtorno do despertar parcial, no qual o indivíduo range vigorosamente os dentes, devido à atividade rítmica do músculo masseter.
( 4 ) caracteriza-se pelo despertar de uma fase do sono profundo, acompanhado de manifestações de medo intenso e sintomas autonômicos.
( 3 ) transtorno de despertar do sono não REM, caracterizado por levantar-se da cama durante o sono com olhar fixo e rosto vazio.
Portanto, a sequência ficou 2 1 4 3. Encontramos a resposta na Letra A.
A sequência correta dessa classificação é:
a) (2); (1); (4); (3).
b) (3); (4); (2); (1).
c) (4); (2); (1); (3).
d) (1); (2); (3); (4).
Deixe um comentário