Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O tratamento de transtornos psicológicos é um processo que visa aliviar o sofrimento, reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas que apresentam algum tipo de problema emocional ou comportamental. O DSM-5 é um manual que classifica e descreve os critérios diagnósticos dos principais transtornos psicológicos, baseado em evidências científicas e clínicas. A partir do diagnóstico, o profissional de saúde mental pode escolher a abordagem terapêutica mais adequada para cada caso, levando em conta as características, as necessidades e as preferências do paciente.

Existem diversas modalidades de tratamento para os transtornos psicológicos, tais como a psicoterapia, a farmacoterapia, a terapia ocupacional, a reabilitação psicossocial, dentre outras. A psicoterapia é uma das formas mais comuns e eficazes de tratamento, que consiste em um processo de comunicação entre o terapeuta e o paciente, com o objetivo de promover mudanças cognitivas, emocionais e comportamentais. Dentro da psicoterapia, existem diferentes abordagens teóricas e técnicas, como a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental, a terapia humanista, a terapia sistêmica e etc. Cada uma dessas abordagens tem seus próprios conceitos, métodos e objetivos, mas todas elas compartilham o interesse pela compreensão e pela intervenção nos transtornos psicológicos.

Esse processo deve respeitar a singularidade de cada pessoa e sua situação, e deve ser integrado, envolvendo uma equipe multidisciplinar e uma rede de apoio social. Além disso, o tratamento deve ser baseado em evidências científicas, ou seja, em estudos que comprovem sua eficácia e segurança. O tratamento de transtornos psicológicos é um direito de todos e uma responsabilidade do Estado, que deve garantir o acesso aos serviços de saúde mental de qualidade e humanizados.

A partir de tais observações ao que concerne os transtornos psicológicos, analise as afirmativas verdadeiras e falsas e responda:

I. A depressão é o transtorno psicológico que se caracteriza por tristeza profunda e duradoura, desinteresse pelas coisas em geral, apatia, desânimo, falta de energia, pessimismo, pensamentos negativos, entre outros.

II. A síndrome do pânico é um tipo de transtorno psicológico que se caracteriza por crises agudas de ansiedade, nas quais a pessoa tem a sensação de que vai lhe acontecer algo trágico a qualquer momento, o que a desencadeia.

III. A esquizofrenia é um tipo de transtorno psicológico que se caracteriza pela perda do contato com a realidade, manifestando-se por delírios, alucinações, atitudes e comportamentos bizarros, amnésia, confusão mental, entre outros. A esquizofrenia é causada por um desequilíbrio químico no cérebro e pode ser curada com medicamentos antipsicóticos.

IV. O transtorno obsessivo-compulsivo é um tipo de transtorno psicológico que se caracteriza pela presença de obsessões (pensamentos intrusivos e indesejados) e compulsões (comportamentos repetitivos e ritualísticos) que causam sofrimento e interferem na vida diária da pessoa. O transtorno obsessivo-compulsivo é uma forma de ansiedade e está relacionado a um baixo nível de serotonina no cérebro.

V. O transtorno bipolar é um tipo de transtorno psicológico que se caracteriza pela alternância entre períodos de euforia e períodos de tristeza, podendo haver também episódios mistos (com sintomas de ambos os pólos).

Marque a alternativa correta:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) I, II e V são verdadeiras; III e IV são falsas.

Gabarito: Letra A

A partir de tais observações ao que concerne os transtornos psicológicos, analise as afirmativas verdadeiras e falsas e responda:


I. A depressão é o transtorno psicológico que se caracteriza por tristeza profunda e duradoura, desinteresse pelas coisas em geral, apatia, desânimo, falta de energia, pessimismo, pensamentos negativos, entre outros.

Certo! Esses são critérios diagnósticos da depressão.


II. A síndrome do pânico é um tipo de transtorno psicológico que se caracteriza por crises agudas de ansiedade, nas quais a pessoa tem a sensação de que vai lhe acontecer algo trágico a qualquer momento, o que a desencadeia.

Certo! Esses são critérios diagnósticos da síndrome do pânico.


III. A esquizofrenia é um tipo de transtorno psicológico que se caracteriza pela perda do contato com a realidade, manifestando-se por delírios, alucinações, atitudes e comportamentos bizarros, amnésia, confusão mental, entre outros. A esquizofrenia é causada por um desequilíbrio químico no cérebro e pode ser curada com medicamentos antipsicóticos.

Errado. A esquizofrenia é multi determinada, não havendo um único causador. Além disso, podemos falar em remissão do transtorno com medicamentos e terapia, mas não em cura.


IV. O transtorno obsessivo-compulsivo é um tipo de transtorno psicológico que se caracteriza pela presença de obsessões (pensamentos intrusivos e indesejados) e compulsões (comportamentos repetitivos e ritualísticos) que causam sofrimento e interferem na vida diária da pessoa. O transtorno obsessivo-compulsivo é uma forma de ansiedade e está relacionado a um baixo nível de serotonina no cérebro.

Errado. O TOC tem um capítulo a parte, não sendo considerado um transtorno de ansiedade. Ele também é um transtorno que não se dá a um único fator.


V. O transtorno bipolar é um tipo de transtorno psicológico que se caracteriza pela alternância entre períodos de euforia e períodos de tristeza, podendo haver também episódios mistos (com sintomas de ambos os pólos).

Certo! Esses são critérios diagnósticos do transtorno bipolar.

 

Nosso gabarito é Letra A

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *